BMW Art Cars comemoram 40º aniversário

bmw art cars
Mais do que automóveis, tornaram-se ícones de arte. Os BMW Art Cars comemoram em 2015 o seu 40.º aniversário e preparam-se para partir numa digressão mundial para que possam ser apreciados por mais observadores, entre apaixonados e curiosos, tanto do automobilismo como da arte.
A história dos BMW Art Cars teve início em 1975, quando um BMW 3.0 CSL pintado por Alexander Calder alinhou à partida das 24 Horas de Le Mans desse ano, dando provimento a uma ideia saída do imaginário de um apaixonado pelas vertentes da arte e do automóvel, o francês Hervé Poulain, obviamente com o beneplácito do então director da BMW Motorsport, Jochen Neerpasch. A amizade entre este e Calder tratou de garantir que um dos BMW serviria de ‘tela’ móvel, assumindo-se prontamente como um dos grandes favoritos do público que seguiu a prova no local e pela comunicação social da época.
Desde então que a colecção dos BMW Art Cars tem vindo a crescer com a participação irregular de outros artistas, como Andy Warhol, Roy Lichtenstein, David Hockney e Jeff Koons, entre outros artistas de renome mundial.
As comemorações do aniversário tiveram início com exposições em Hong Kong, Centro Pompidou, Museu da BMW e no Concurso de Elegância do Lago Como, onde os primeiros quatro BMW Art Cars de Calder, Frank Stella, Lichtenstein e Warhol estiveram reunidos ao mais recente M3 GT2 criado por Jeff Koons. As exposições vão prosseguir ainda este ano com novas exposições, previstas para Nova Iorque, Miami e Xangai.
[easingslider id=”14641″]
“Os BMW Art Cars oferecem um marco excitante no interface entre automóveis, tecnologia, desenho, arte e automobilismo”, começa por dizer Maximilian Schöberl, vice-presidente da BMW Group, para quem estas ‘esculturas rolantes’ são um “elemento essencial e característica fundamental do nosso empenho numa cultura global”.
Muitos dos BMW Art Cars contam no seu historial com um legado de competição intensa, como são os casos dos modelos criados por Alexander Calder (BMW 3.0 CSL, 1975), Frank Stella (BMW 3.0 CSL, 1976), Roy Lichtenstein (BMW 320 Group 5, 1977), Andy Warhol (BMW M1 Group 4, 1979), Ernst Fuchs (BMW 635CSi, 1982), Robert Rauschenberg (BMW 635CSi, 1986), Michael Jagamara Nelson (BMW M3 Group A, 1989), Ken Done (BMW M3 Group A, 1989), Matazo Kayama (BMW 535i, 1990), César Manrique (BMW 730i, 1990), A. R. Penck (BMW Z1, 1991), Esther Mahlangu (BMW 525i, 1991), Sandro Chia (BMW M3 GTR, 1992), David Hockney (BMW 850CSi, 1995), Jenny Holzer (BMW V12 LMR, 1999), Ólafur Elíasson (BMW H2R, 2007) e Jeff Koons (BMW M3 GT2, 2010).
Além das exposições e viagens por pontos do mundo seleccionados pela marca bávara, a BMW vai também lançar-se numa campanha pelas redes sociais, assente na ‘hashtag’ #BMWArtCar.






Comentários
Loading...