Bitcoin pode explodir e ultrapassar os 100 mil dólares em 2024? Eis o que dizem os especialistas

Os executivos da indústria de criptomoedas estão a apontar para uma bull run (ou, em português, corrida de touros), um período de mercado em que os preços de um ou múltiplos ativos estão a aumentar constantemente, e esperam que a Bitcoin atinja máximos histórios em 2024, superando os 100 mil dólares.

“Parece que [2023] foi um ano para nos prepararmos para a bull run que ainda está por vir. Mas o sentimento é de muita esperança para 2024 e 2025”, disse Pascal Gauthier, CEO da Ledger, em entrevista à ‘CNBC’.

O máximo histórico registado pela criptomoeda mais valiosa do mercado deu-se em novembro de 2021, quando atingiu os 69 mil dólares mas, desde então, atravessou um inverno cripto, foi afetada pela crise económica mundial e viu a queda de uma das maiores exchanges do mundo, a FTC de Sam Bankman-Fried.

Mais recentemente, o CEO da Binance, Changpeng Zhao, declarou-se culpado de crimes de lavagem de dinheiro e vai pagar uma multa de 50 milhões de dólares, cerca de 45,7 milhões de euros.

Os especialistas acreditam que estes casos são o fim da linha para um período negro no mercado das criptomoedas. Ultrapassadas estas questões, os investidores estão concentrados no que a indústria vê como desenvolvimentos positivos.

Entre os desenvolvimentos positivos está o halving do bitcoin, que ocorre a cada quatro anos, que ocorre quando a quantidade de bitcoins oferecidas como recompensa aos mineradores é reduzida à metade, está previsto para maio de 2024. Isto mantém um limite no fornecimento de bitcoin – do qual haverá apenas 21 milhões de moedas – e muitas vezes é um fator por trás de uma nova alta.

O Standard Chartered reiterou na semana passada uma previsão de preço de abril de que a Bitcoin atingiria 100 mil dólares até o final de 2024, o que significaria uma alta de cerca de 160% em relação ao preço atual da moeda digital.

Já a Matrixport, uma empresa de serviços financeiros criptográficos, divulgou uma nota na semana passada que projeta que a Bitcoin vai alcançar os 63.140 dólares até abril de 2024 e 125 mil dólares até o final do próximo ano.

“Com base em nosso modelo de inflação, espera-se que o ambiente macro continue a ser um forte vento favorável para a criptografia. Prevê-se outro declínio na inflação, levando a Reserva Federal a provavelmente iniciar cortes nas taxas de juro”, afirmou a Matrixport no seu relatório.

Ler Mais