Bill Gates compra parte do principal acionista da Heineken por 850 milhões de euros
Bill Gates, co-fundador da Microsoft, decidiu investir no mundo da cerveja, nomeadamente na holandesa Heineken.
De acordo com o jornal espanhol ‘El País’, o empresário americano adquiriu 3,8% da Heineken Holding, principal acionista da cervejeira, que controla 50,005% do capital, e através do qual a família fundadora mantém participação no mesmo.
De acordo com a documentação do regulador do mercado dos Países Baixos, Gates comprou de forma individual 6,65 milhões de ações da holding que controla a Heineken, e outros 4,18 milhões por meio da Fundação Bill & Melinda Gates, avança a ‘Bloomberg’. Este pacote de ações está avaliado em cerca de 850 milhões de euros.
Esta transação coincide com a decisão da mexicana Femsa, anunciada na semana passada, de se desfazer de todos os seus investimentos no grupo. Esta empresa tinha 12,26% do capital da Heineken Holding, por meio de duas subsidiárias, e outros 8,63% em ações diretas da cervejaria. No total, os seus investimentos representavam quase 15% dos interesses económicos do grupo.
Recorde-se que a Fundação Bill & Melinda Gates é um dos canais mais utilizados pelo fundador da Microsoft para canalizar os seus investimentos. Na Holanda, já investiu na rede de supermercados online Picnic, e também tem 1,34% da empresa de fertilizantes OCI NV.
Porque é que o Windows se chama Windows? Conheça a decisão de Bill Gates