Bill Gates apoia novo fundo de risco focado em metamateriais
Foi lançado um novo fundo de risco para investir em startups que comercializam metamateriais, uma área em desenvolvimento da ciência dos materiais, que visa melhorar o desempenho e reduzir o tamanho e o peso de dispositivos como lentes e sensores, de acordo com o ‘The Wall Street Journal’.
Sediada em São Francisco, a empresa MetaVC Partners está a angariar 100 milhões de dólares (81,9 milhões de euros) para o seu primeiro fundo, tendo já recebido contribuições de Bill Gates, co-fundador da Microsoft Corp, e de Nathan Myhrvold, antigo diretor de tecnologia da Microsoft, que dirige a empresa Intellectual Ventures.
“Os metamateriais como tecnologia central estão em vias de ser amplamente adotados pela indústria”, referiram os sócios-gerentes da MetaVC, Chris Alliegro e Conrad Burke, que foram também dirigentes do Invention Science Fund, uma incubadora de startups da Intellectual Ventures.
Os metamateriais são materiais dispostos em estruturas repetidas em nano e microescala de uma forma que lhes confere propriedades acústicas, eletromagnéticas, mecânicas e outras não encontradas na natureza.
Novas lentes, antenas, sensores e outros dispositivos mais leves e sem partes móveis estão em desenvolvimento com base na referida tecnologia, com aplicações em computação ótica, realidade virtual, espaço, entre outros setores.
A tecnologia pode ajudar a substituir fones de ouvido de realidade virtual volumosos, por exemplo, ou permitir que veículos em movimento tenham comunicação por satélite por meio de antenas planas e leves.