Bill Gates acredita que a pandemia poderá terminar em 2021 – no mundo “rico”

Bill Gates está “optimista” e tem confiança no investimento e progresso científico que tem sido desenvolvido no âmbito da pandemia. “É por causa da inovação que não se tem de contemplar uma realidade ainda mais triste, que é a de que esta ‘coisa’ vai durar mais cinco anos até que a imunidade natural seja a nossa única esperança”, reflectiu.

Numa entrevista à revista Wired, em que Bill Gates diz que a maioria dos testes dos Estados Unidos são um “lixo completo”, o co-fundador da Microsoft diz estar “surpreendido” com a situação dos EUA. “Algumas das pessoas mais inteligentes no que toca a epidemiologia estão no Centro de Controlo e Prevenção de Doenças [CDC]”. Nesse sentido, “seria de esperar que o CDC fosse mais visível, não a Casa Branca ou mesmo Anthony Fauci”.

Apesar dos biliões de dólares de prejuízo económico e das dívidas, o filantropo está optimista no que toca a uma vacina. “O canal de inovação em matéria de diagnóstico de escala, de novas terapêuticas, de vacinas é, na verdade, bastante impressionante”, destacou.

Bill Gates referiu ainda o acesso desigual que uma vacina teria entre os países desenvolvidos e em desenvolvimento. “Para o ‘mundo rico’ deveremos ser capazes, em grande parte, de acabar com a pandemia até ao final de 2021, e para o mundo em geral até ao final de 2022”.

Para o co-fundador da Microsoft, a covid-19 trata-se de uma doença que “parece ser muito prevenível através de vacinas”, tendo em consideração tanto os dados observados em animais como os dados da primeira fase dos testes clínicos em humanos.

Gates tem ainda receio de que a “pressa” em obter uma vacina leve a que seja aprovado algo não tão eficaz ou seguro. “Na China e na Rússia, estão a avançar a toda a velocidade. Aposto que algures no mundo existirão vacinas que vão chegar a muitos pacientes sem a revisão regulamentar completa”, acrescentou.

Bill Gates, que já falava da possibilidade de uma pandemia há alguns anos, afirma que se tivessem sido construídas “plataformas de diagnóstico, terapêutica e de vacinas” e se tivessem sido feitas as “simulações para compreender quais eram os passos-chave”, os EUA estariam “dramaticamente melhor”.

Ainda assim, Gates acredita que terapêuticas e vacinas permitirão aos Estados Unidos ultrapassar a pandemia.

Ler Mais





Comentários
Loading...