Bielorrússia: Lukashenko empossado Presidente numa cerimónia “secreta”
O autarca bielorrusso Alexander Lukashenko foi esta quarta-feira empossado para um novo mandato como Presidente numa cerimónia de tomada de posse “secreta”, no Palácio da Independência, em Minsk, avança a agência estatal Belta.
A cerimónia foi realizada sem qualquer aviso prévio, no entanto, teria de ser anunciada com antecedência.
De acordo com a Constituição da República da Bielorrússia, o Presidente toma posse após fazer o seguinte juramento: “Assumindo o cargo de Presidente da República da Bielorrússia, juro solenemente servir fielmente o povo da República da Bielorrússia, respeitar e proteger os direitos e liberdades do homem e do cidadão, observar e proteger a Constituição da República da Bielorrússia, cumprir deveres elevados com consciência”.
Com a mão direita na Constituição, Aleksander Lukashenko prestou o juramento em bielorrusso. Assinou o juramento de posse, após o qual a presidente da Comissão Eleitoral Central da Bielorrússia, Lidia Yermoshina, entregou a Aleksander Lukashenko o certificado presidencial, indica a agência Belta.
Recorde-se que Lukashenko declarou uma esmagadora vitória de 80% nas eleições de 9 de Agosto – o que levou a semanas de protestos e a uma resposta violenta por parte do Estado, para controlar as crescentes tensões no país.
Dia 9 de Agosto, Lukashenko conquistou então o seu sexto mandato presidencial. As eleições foram consideradas uma fraude, tanto por parte da oposição, como dos eleitores e da comunidade internacional.
Com um prazo legal de dois meses para o empossamento, Aleksander Lukashenko tinha até 9 de Outubro para registar oficialmente a sua “vitória”.
De acordo com o Independent, na cidade de Minsk, na Bielorrússia, esta quarta-feira de manhã corriam rumores sobre a iminente tomada de posse do autarca. O Palácio da Independência foi cercado por soldados e veículos de militares.