Biden vai ter de andar a pé? Washington reza para não ficar sem gasolina
Washington D.C, a capital dos EUA, onde está destacada a Casa Branca, continua a um passo de ficar sem gasolina, apesar da Colonial Pipeline ter garantido que restabeleceu parcialmente o funcionamento do seu oleoduto, atacado à seis dias por piratas informáticos.
Neste momento, 87% dos postos de gasolina de Washington D.C estão sem combustível, um crescimento considerável face aos 79% registados ontem.
O panorama repete-se em vários Estados norte-americanos. Cerca de 70% das bombas de gasolina na Carolina do Norte estão sem gasolina. Já na Virgínia, Carolina do Sul e Geórgia, a percentagem reduziu para os 50%.
Joe Biden avisou ontem que esta situação de escassez iria ficar resolvida no fim de semana, depois de ter decretado estado de emergência regional, para que os camiões que transportam a gasolina consigam percorrer mais livremente as estradas e chegar mais rapidamente aos destinos.
No entanto, os empresários do setor acreditam que o problema demorará semanas a ser resolvido: “o pânico está instalado, as pessoas levam imensos garrafões de gasolina para casa, assim vamos demorar semanas até resolver esta situação”, comentou Patrick De Haan, da GasBuddy à Reuters.
Hoje, o preço da gasolina ao consumidor nos EUA subiu para quase os dois euros e meio o litro, um recorde deste outubro de 2014.