Biden recebe hoje presidente de Israel para discutir guerra em marcha em Gaza e no Líbano
O presidente dos EUA, Joe Biden, vai encontrar-se esta terça-feira com o homólogo israelita, Isaac Herzog, na Casa Branca: é expectável que os dois responsáveis políticos discutam as guerras em marcha em Gaza e no Líbano, segundo apontou o comunicado do gabinete do presidente israelita, este domingo.
Espera-se que Ron Dermer – um ex-embaixador israelita nos EUA e conselheiro do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu – se junte a Herzog na reunião com Biden. Os dois presidentes já se encontraram na Casa Branca em julho de 2023 e novamente em outubro de 2023 em Telavive. Já Netanyahu e Biden encontraram-se em Washington em julho de 2024.
As negociações de cessar-fogo mediadas pelos Estados Unidos, Qatar e Egito foram repetidamente paralisadas, assim como os esforços paralelos dos EUA e de outros países para interromper os combates entre Israel e o Hezbollah no Líbano.
O Qatar, um mediador-chave do Hamas, disse este sábado que havia suspendido os seus esforços e somente os retomaria quando “as partes demonstrassem sua disposição e seriedade em acabar com a guerra brutal e o sofrimento contínuo dos civis”. O Hamas quer um acordo que ponha fim à guerra e um acordo de prisioneiros por reféns, enquanto Netanyahu disse que a guerra só terminará quando o Hamas for erradicado. “Continuaremos a defender o nosso país e os nossos cidadãos em todas as áreas, diante de qualquer ameaça — especialmente a ameaça iraniana”, disse Netanyahu este domingo.
O primeiro-ministro israelita também disse que falou com Trump três vezes nos últimos dias. “Essas foram conversas boas e muito importantes — conversas projetadas para estreitar ainda mais a forte aliança entre Israel e os EUA”, disse. “Vemos olho no olho, a ameaça iraniana a todos os seus componentes, e o perigo representado por ela. Também vemos as grandes oportunidades diante de Israel no campo da paz e sua expansão e em outros campos.”