Biden, Obama e Clinton juntos hoje em arrecadação de fundos ao estilo de ‘Hollywood’: bilhetes podem atingir meio milhão de dólares

Joe Biden vai juntar-se a Barack Obama e Bill Clinton: os três partilham décadas de história no auge da liderança americana e democrata e vão esta quinta-feira ser protagonistas de uma arrecadação de fundos em Nova Iorque para dar novo impulso à recandidatura de Joe Biden à Casa Branca.

Esta vai ser uma dramática demonstração de força democrata para garantir um segundo mandato para Biden, de 81 anos, apesar dos números teimosamente baixos nas sondagens e as dúvidas entre os americanos sobre a sua idade. “Há tudo a ganhar com Joe Biden ao lado de Bill Clinton e Barack Obama”, salientou Leon Panetta, que trabalhou nas administrações dos dois ex-presidentes. “Essa imagem vale muito na política hoje”, apontou, citado pela agência ‘Associated Press’.

A demonstração de solidariedade contrasta fortemente com o isolamento de Donald Trump face a outros líderes republicanos. Embora o ex-presidente tenha solidificado o seu controlo sobre o partido no caminho para se tornar o candidato presumível, nem mesmo o seu ex-vice-presidente, Mike Pence, está disposto a apoiar a candidatura de Trump a outro mandato na Casa Branca. O único outro presidente republicano vivo, George W. Bush, também não é um apoiante.

A situação é muito diferente com Biden, Obama e Clinton. Quando não fazem campanha um contra o outro, trabalham juntos. Já houve momentos em que estiveram em rota de colisão durante as primárias presidenciais democratas em 2008: Biden e Obama procuraram a nomeação, tal como a esposa de Clinton, Hillary. Obama saiu vencedor e escolheu Biden como vice-presidente e Hillary Clinton como secretária de Estado.

O único presidente democrata vivo que não estará em Nova Iorque para a arrecadação de fundos é Jimmy Carter, de 99 anos. As arrecadações de fundos, mesmo com presidentes, geralmente são assuntos pequenos. Mas esta está ‘numa liga diferente’: são esperadas milhares de pessoas no Radio City Music Hall para assistir Stephen Colbert na moderação de uma conversa com os três presidentes. Convidados famosos – Cynthia Erivo, Mindy Kaling, Queen Latifah, Lizzo, Lea Michele e Ben Platt – fornecerão mais ‘glamour’.

Os bilhetes mais baratos custaram 225 dólares, o que tornou o evento mais acessível do que a maioria das arrecadações de fundos. Mas esse é apenas o ponto de partida. Uma foto com os três presidentes custa 100 mil dólares: o acesso a receções mais íntimas custará entre 250 e 500 mil dólares.

Ler Mais