Bial vende Bial Aristegui à alemã Roxall
A Bial Aristegui, unidade de negócio da Bial dedicada à imunoterapia alérgica, é, agora, detida pela alemã Roxall, depois de as duas empresas terem chegado a acordo. O negócio inclui ainda a unidade industrial e de I&D de Bilbau e as áreas comerciais de alergologia em Espanha, Portugal e Itália, que representaram 7% da facturação global da Bial no último ano.
Como resultado, toda a actividade de investigação da farmacêutica passa a estar concentrada em Portugal. Em Espanha permanecerá apenas a unidade de negócio de medicamentos.
Em comunicado, a Bial explica que a venda da Bial Aristegue vai permitir que a empresa concentre a sua actividade na integração e desenvolvimento de novos medicamentos para o sistema nervoso central e cardiovascular. A Bial deverá poder também focar-se na expansão internacional, especialmente na Europa.
António Portela, CEO do Grupo Bial, refere que, desta forma, os medicamentos na área das neurociências poderão chegar a cada vez mais pacientes. «A Bial é um grupo farmacêutico com uma grande aposta na inovação e esta operação vai permitir uma maior focalização nos nossos objectivos estratégicos», afirma.
A Bial registou uma facturação de 60 milhões de euros com medicamentos no ano passado.