Berlim, sem puritanismos, levanta dedo do meio a quem recusa usar máscara

Berlim optou por mensagens públicas menos educadas para lembrar, de uma forma mais directa, a importância de cumprir as regras de higiene e sanitárias no âmbito da covid-19. Um anúncio de uma agência de turismo da capital da Alemanha mostra o dedo do meio às pessoas que não usam máscara.

O anúncio foi colocado nos jornais locais pelo senado da capital alemã como parte de uma campanha de informação pública. Mostra uma mulher idosa a fazer este gesto ao lado das palavras: “Um dedo do meio para todos aqueles que não usam máscara: mantemo-nos fiéis às regras do novo coronavírus”.

“Queríamos usar uma linguagem que se adequasse ao carácter berlinense e que sublinhasse a dramática situação pandémica – e conseguimos”, disse um porta-voz da Visit Berlin, a agência de turismo que desenvolveu a campanha, ao The Guardian.

O tema faz parte de uma campanha mais ampla que foi lançada, em Setembro, com uma série de cartazes tipográficos em alemão, inglês, turco e árabe, com slogans igualmente ofensivos- mas ligeiramente menos agressivos -, tais como “Use máscara. Para evitar que as luzes se apaguem”.

A nova campanha envolveu uma mudança de tom que não agradou todos os berlinenses.

O líder local da CDU de Angela Merkel, Kai Wegner, criticou o Senado, que é dirigido por uma coligação dos social-democratas, do partido de esquerda e dos Verdes. “A situação é demasiado grave para piadas estúpidas”, disse.

O secretário-geral dos Democratas Livres de centro-direita disse que a campanha não foi “nem engraçada nem pouco convencional, mas arrogante e ofensiva”. Um delegado independente disse que tinha apresentado queixa por “incitação ao povo”.

Ler Mais





Comentários
Loading...