“Bem-vindos à Rússia”: Medvedev diz que resultados dos referendos “são óbvios”

O antigo presidente da Rússia, Dmitry Medvedev, já celebra a vitória do ‘sim’ nos referendos realizados entre 23 e 27 deste mês nas regiões ucranianas de Kherson, Zaporíjia, Donetsk e Luhansk, ocupadas pelas forças de Moscovo.

Tudo indica que esta sexta-feira o atual presidente, Vladimir Putin, se dirija às duas câmaras do parlamento russo para anunciar, oficialmente, que essas quatro regiões da Ucrânia passarão a fazer parte da Rússia, ecoando proferimento semelhante que fez em 2014, quando anunciou a integração da península da Crimeia, também na Ucrânia.

As fontes oficiais do Kremlin dizem que entre 80% e 90% das populações residentes nessas regiões ocupadas expressaram querer fazer parte da Rússia, mas ainda se aguarda que o Kremlin emita um reconhecimento oficial dos resultados. Contudo, já há quem celebre.

Esta terça-feira, Medvedev escreveu na rede social Telegram que “os referendos já acabaram” e que “os resultados são óbvios”. Dirigindo-se às populações auscultadas, o antecessor de Putin diz “Bem-vindos à Rússia!”.

Líderes ocidentais já garantiram que os referendos não serão reconhecidos pela maior parte da comunidade internacional, com os Estados Unidos e a União Europeia a sublinharem que nunca o farão.

Ler Mais