BCE e FED sem ferramentas para combater nova crise

Os bancos centrais já não têm ferramentas para acomodar uma crise económica real, de acordo com Christian Sewing, CEO do Deutsche Bank.

Citado pela CNBC durante uma conferência sobre banca em Londres, Christian Sewing disse que os bancos centrais já usaram grande parte das ferramentas disponíveis e que o Banco Central Europeu e a Reserva Federal dos EUA «não têm mais medidas convencionais para acomodar de forma efectiva o golpe de uma crise económica real».

«Estou particularmente preocupado com uma série de riscos financeiros e geopolíticos, desde a situação em Hong Kong até à tensão no Médio Oriente», afirmou, acrescentando que «o mundo está a enfrentar uma situação macroeconómica extraordinária que é muito dura e difícil de prever e potencialmente a tornar isto tudo ainda mais volátil».

O CEO do Deutsche Bank referiu ainda o Banco Central Europeu e a política monetária recentemente adoptada, afirmando que «muito poucos economistas acreditam que o dinheiro mais barato a este nível terá um efeito».