BBVA contrata a ex-comissária europeia para o conselho e aumenta para 40% a representação de mulheres

Na Assembleia Geral de Acionistas que se vai realizar a 18 de março, o BBVA vai propor a nomeação da ex-comissária europeia Connie Hedegaard como nova diretora. Esta decisão aumentará a representatividade de mulheres no conselho para 40%.

Connie Hedegaard foi comissária europeia para a ação climática e Ministra do Ambiente, Clima e Energia e Cooperação Nórdica, na Dinamarca, tendo assim um perfil qualificado na área de sustentabilidade e mudanças climáticas.

Connie Hedegaard “vai enriquecer o conhecimento do Conselho de Administração do BBVA em matéria de sustentabilidade”, sublinha o grupo bancário espanhol, revela o ‘Cinco Dias’.

Assim, o Conselho de Administração do BBVA parrará a ter seis administradores e um total de 15 membros, atingindo assim o objetivo de ter uma representatividade de 40% de mulheres até ao final de 2022. De sublinhar ainda que manterá uma maioria de conselheiros independentes (66,67%) e 40% de conselheiros internacionais.

A nomeação de Connie Hedegaard está ainda sujeita à verificação pelo Banco Central Europeu dos requisitos regulamentares de idoneidade para o exercício do cargo de administrador.