BBC usa dados da Netflix e Spotify para personalizar conteúdos para os clientes
De acordo com informação apurada pelo Ofcom, os jovens estão a assistir cada vez menos à BBC – menos de uma hora por dia -, manifestando preferência por conteúdo de streaming, segundo o ‘Wired’.
No Reino Unido, a Netflix é usada todas as semanas por 66% das pessoas entre os 15 e os 24 anos, sendo que 28% apenas recorrem ao BBC iPlayer.
A BBC comprometeu-se a reagir aos números; a estação tem vindo a colocar uma maior ênfase na personalização baseada em dados para seus os serviços online desde 2017, quando começou a exigir que os utilizadores tivessem o log in feito para usar o iPlayer.
Mais recentemente, a emissora tem forçado as pessoas a fazer login no site da BBC para personalizar as notícias que veem.
Neste momento, a BBC tem já em operacionalização um sistema que permite que os dados da BBC, Netflix e Spotify sejam combinados a fim de apresentar às pessoas música, podcasts e recomendações de shows personalizadas, com base nos dados que controlam.
Atualmente, o desenvolvimento de novas tecnologias para gerar visualizações está entre as prioridades dessas empresas.
No ano passado, a Netflix gastou cerca de 1,55 mil milhões de euros em desenvolvimento de tecnologia, enquanto a BBC canalizou somente 203,24 milhões para esse fim, incluindo o desenvolvimento de tecnologia para iPlayer.