Barcelona espera captar até 500 milhões com novo nome do estádio
O FC Barcelona está em negociações com duas entidades para acordar, antes do final deste ano, o nome que vai constar dos futuros Camp Nou e Palau Blaugrana, acordo com o qual pretende angariar até 500 milhões de euros, de acordo com o ‘elEconomista’, que obteve a informação junto do diretor geral do clube desportivo, Ferran Reverter.
As conversações deverão culminar numa decisão em breve, sendo que este naming agreement será um ponto-chave nos 200 milhões de euros adicionais por ano que o Barça espera atrair com a remodelação das suas instalações.
Este valor deverá ser o suficiente para convencer os investidores a desembolsar os 1.500 milhões de euros que deverão custar as obras do Espai Barça, entre o novo estádio, o Palau, o Petit Palau e o Campus.
O Barça trabalha com um calendário que coloca a equipa um road show nos Estados Unidos em fevereiro para atrair financiamentos, sendo que no terceiro trimestre de 2022 irão começar as obras de Camp Nou.
Apesar de essas receitas não chegarem até o campo estar concluído – previsto para o final de 2025 -, as negociações preveem um pagamento inicial no momento do anúncio do acordo, avançou Reverter.
No verão, o Barcelona conseguiu angariar 595 milhões de euros nos EUA, tendo esses investidores também manifestado interesse em participar no empréstimo ao Espai Barça.
Em causa estão nomes de empresas como NY Life, MetLife, Allianz, Apollo, Prudential e Cigna.
O projeto de renovação do Camp Nou implicará o encerramento do estádio durante o segundo ano das obras, o que levará a perdas entre 200 e 250 milhões de euros, que fazem parte do pacote de financiamento de 1.500 milhões.