Bancos emprestaram 1.470 milhões de euros às empresas em julho. BdP divulga hoje dados de agosto
O Banco de Portugal divulgou no mês passado as estatísticas de taxas de juro e de montantes de novos empréstimos e depósitos bancários de empresas e particulares atualizadas para julho de 2022, onde dá conta que o montante de novos empréstimos concedidos pelos bancos às empresas foi de 1.470 milhões de euros, menos 597 milhões de euros do que no mês anterior. Esta terça-feira, serão divulgados os dados de agosto.
O BdP analisou ainda o montante por escalão, concluindo que foram emprestados 920 milhões de euros nos empréstimos até 1 milhão de euros, face a 1.239 milhões de euros em junho e 550 milhões de euros nos empréstimos acima de 1 milhão de euros, em comparação com 828 milhões de euros em junho.
Relativamente à taxa de juro média dos empréstimos às empresas, esta voltou a aumentar e fixou-se em 2,63%, face a 2,16% no mês anterior. A taxa de juro média subiu tanto nos empréstimos até 1 milhão de euros como nos empréstimos acima de 1 milhão de euros.
Outro dos indicadores medido pelos dados são as taxas de juro e montantes de novos depósitos das empresas.
“Em julho, os novos depósitos de empresas totalizaram 1.143 milhões de euros, dos quais 1.088 foram aplicados em depósitos a prazo até 1 ano, remunerados a uma taxa de juro média de 0,13%”, revela o BdP.
O organismo ressalva que para estas estatísticas são consideradas as operações entre os bancos residentes em Portugal e os particulares e empresas residentes na Zona Euro.