Banco Português de Fomento investe mais 35 milhões de euros nos fundos da Indico Capital Partners e da Oxy Capital

Seis meses após a contratualização dos fundos investidos pelo Programa de Venture Capital, a Indico Capital Partners e a Oxy Capital superaram a primeira meta de execução, destacando-se pela sua proatividade na seleção de projetos.

O Banco Português de Fomento (BPF), entidade gestora do Fundo de Capitalização e Resiliência (FdCR), anunciou um aumento de capital nos fundos geridos por estas duas entidades. Este aumento, que resulta da boa performance das mesmas, eleva a participação do FdCR de 65 para 100 milhões de euros, disponibilizando assim mais recursos financeiros para apoiar startups e empresas em crescimento.

Os Acordos de Subscrição estabelecem a possibilidade de aumento de capital pelo FdCR mediante proposta da sociedade gestora e aprovação do mesmo, desde que se cumpram determinadas metas de investimento em Beneficiários Finais. A meta inicial exigia que, até 30 de junho de 2024, o investimento efetivo correspondesse a, pelo menos, 30% do montante subscrito, com um aumento para 60% até 31 de março de 2025.

Com a superação da meta inicial, o BPF aprovou um aumento de capital para os fundos:

– De 35 para 50 milhões de euros no Indico VC Fund II, gerido pela Indico Capital Partners.

– De 30 para 50 milhões de euros no Fundo Juno, gerido pela Oxy Capital.

O Indico VC Fund II foca-se no apoio a startups tecnológicas em fases iniciais, já tendo realizado investimentos que totalizam 14,8 milhões de euros. Por sua vez, o Fundo Juno destina-se a apoiar empresas dedicadas à investigação e desenvolvimento, com investimentos totalizando 20,6 milhões de euros até ao momento.

O Programa de Venture Capital, que conta com uma dotação total de 400 milhões de euros, visa apoiar empresas nas fases de arranque e já permitiu investir, até agora, um total de 51,8 milhões de euros em 21 empresas de diversos setores, incluindo TIC, e-commerce e biotecnologia.

 

Ler Mais



Comentários
Loading...