Banco Montepio passa de prejuízos para lucros de 23,3 milhões de euros no 1.º semestre

O Banco Montepio obteve resultados líquidos consolidados positivos de 23,3 milhões de euros na primeira metade do ano, contra prejuízos de 33,0 milhões de euros no mesmo período de 2021, foi hoje anunciado.

Num comunicado hoje divulgado, o Banco Montepio refere que os resultados evidenciam “o progresso registado pelo produto bancário, com destaque para a margem financeira e para as comissões, pela redução dos custos operacionais, bem como pelas menores dotações para imparidades e provisões, em particular as relacionadas com o risco de crédito”.

O produto bancário ‘core’, correspondente ao agregado da margem financeira e das comissões, evoluiu favoravelmente entre o primeiro semestre de 2021 e o de 2022 ao registar uma variação positiva de 6,5%, adianta.

O Montepio precisa que o produto bancário ‘core’ aumentou 11 milhões de euros no primeiro semestre face a mesmo período de 2021, com a margem financeira a subir 5,6% (para 120,6 milhões de euros) e as comissões 8,6% (para 59,6 milhões de euros).

O crédito a clientes (líquido de imparidades) totalizou 11.921 milhões de euros no final de junho de 2022, mais 253 milhões de euros ou 2,2% face ao valor registado no final de 2021.

Os depósitos de clientes ascenderam a 13.036 milhões de euros em 30 de junho de 2022, representando um aumento de 249 milhões de euros ou 1,9% relativamente ao valor de 12.787 milhões de euros contabilizado no final de 2021, com o segmento de particulares a representar 73% do total.

No comunicado, o Montepio precisa ainda que o ‘buffer’ de liquidez, correspondendo ao montante agregado da rubrica de balanço caixa e disponibilidades em Bancos Centrais e ao valor de mercado dos ativos elegíveis para obtenção de liquidez junto do BCE, fixou-se em 3,8 mil milhões de euros, traduzindo, assim, “uma confortável posição dos rácios de liquidez”.

O banco sublinha ainda que no primeiro semestre face ao mesmo período de 2021 se registou uma redução das exposições não produtivas (NPE) em 16,4% e um aumento de 4,5% do número de clientes ativos nos canais digitais.

Em relação à qualidade dos ativos, o custo de crédito passou para 0,1% nos primeiros seis meses deste ano, contra 0,9% no final do mesmo período de 2021.

Em termos de ajustamento operacional, o banco destaca uma redução dos custos operacionais de 8,0 milhões de euros ou 6,1% no período em análise, “materializada nas diminuições dos custos com o pessoal, dos gastos gerais administrativos e das depreciações e amortizações”.

Ainda no âmbito deste ajustamento, o banco refere que nos primeiros meses deste ano fechou 17 balcões face ao período homólogo de 2021 (-6,3%) e que o quadro de colaboradores do Grupo Banco Montepio foi reduzido em 192 ou 5,2% face ao final de junho de 2021.

Ler Mais