Banco HSBC vai cortar 35 mil postos de trabalho
O banco britânico HSBC prepara-se para retomar um plano de despedimento em massa, anunciado no início do ano, através do qual irá dispensar 35 mil trabalhadores em todo o mundo, ou seja, 15% da sua força laboral, avança a “Reuters”.
Por outro lado, o banco pretende ainda congelar praticamente todo o recrutamento externo. O anúncio foi feito pelo próprio presidente executivo do HSBC, Noel Quinn, numa nota enviada esta quarta-feira aos 235 mil funcionários do banco, a que a agência de notícias teve acesso.
«Não podíamos manter a pausa na redução de postos de trabalho indefinitivamente», referiu Quinn, fazendo notar que as medidas do plano anunciado em Fevereiro «são hoje ainda mais necessárias».
O entidade bancária vinha já com uma quebra de 53% nos lucros em 2019, algo que terá sido decisivo para avançar com os cortes. Para já, o objectivo é cortar as actividades de capitais próprios no Velho Continente, assim como a sua rede de retalho nos Estados Unidos, tendo em vista uma redução dos custos estimada em 4,5 mil milhões de dólares.