BdP vai requerer início da liquidação da Orey Financial
O Banco de Portugal (BdP) anunciou esta terça-feira que «vai requerer, nos termos da lei, junto do tribunal competente o início da liquidação judicial da Orey Financial», depois do Banco Central Europeu (BCE) ter decidido revogar a autorização atribuída à instituição financeira.
«A decisão de revogação da autorização da Orey IFIC implica a dissolução e a entrada em liquidação da instituição», indica o BdP em comunicado.
Recorde-se que o BCE deliberou, no dia 10 de Janeiro, emitir uma decisão final de revogação da autorização da Orey Financial – Instituição Financeira de Crédito, para o exercício da actividade de instituição financeira de crédito. A decisão do BCE surge na sequência da proposta de revogação da autorização da Orey IFIC enquanto instituição financeira de crédito, apresentado pelo BdP, como divulgado em comunicado a 10 de Agosto de 2019.
Nesse mesmo dia, a Comissão de Mercado de Valores Mobiliários anunciou a imposição de medidas restritivas à Orey Financial, que estava em processo de restruturação.
Em Novembro, a Sociedade Comercial Orey Antunes, dona da Orey Financial, requereu a abertura de um processo especial de revitalização (PER), indicando a existência de créditos de 63,4 milhões de euros sobre a empresa.
No dia 20 de Dezembro, o BdP informou que estava em curso o prazo para a reclamação de créditos pelos credores da Orey Antunes, no âmbito do PER.
O supervisor bancário recorda que, «no contexto global das decisões adoptadas relativamente à Orey IFIC, teve em devida conta o facto de esta instituição não captar depósitos de clientes e não ter uma presença significativa no mercado».