Azerbaijão pode invadir Arménia “em breve”, indica Departamento de Estado americano

Antony Blinken, secretário de Estado americano, alertou diversos deputados americanos num briefing que está a monitorizar a possibilidade de o Azerbaijão invadir em breve a Arménia, segundo revelou esta segunda-feira o jornal ‘POLITICO’.

Recorde-se que o presidente azerii, Ilham Aliyey, já apelou à Arménia para abrir um “corredor” ao longo da sua fronteira sul, que liga o Azerbaijão continental ao enclave que faz fronteira com a Turquia e o Irão, a República Autónoma de Nakhchivan. Aliyev ameaçou resolver esta questão “pela força”, o que motivou protestos arménios.

De acordo com a publicação, diversos senadores americanos pressionaram Blinken sobre possíveis medidas contra Aliyey em resposta à invasão da região de Nagorno-Karabakh: de acordo com o responsável, o Departamento de Estado americano procurava formas para responsabilizar o Azerbaijão e não planeava renovar uma renúncia de longa data que permite aos Estados Unidos fornecer assistência militar a Baku. No entanto, Blinken mantém esperança nas conversas diplomáticas em curso entre a Arménia e o Azerbaijão. Em comunicado, o Departamento de Estado não comentou os receios, mas enfatizou o compromisso do departamento com a “soberania e integridade territorial da Arménia”.

Presente no briefing, Frank Pallone, representante democrata de Nova Jersey, utilizou a rede social ‘X’ para indicar que o Azerbaijão possa invadir em breve. “Aliyev está a avançar com o seu objetivo de tomar o sul da Arménia”, salientando que o “seu regime está encorajado depois de enfrentar pequenas consequências” por invadir Nagorno-Karabakh, que levou à fuga de mais de 100 mil arménios étnicos.

Ler Mais