Boas notícias: preço do azeite pode regressar a valores ‘normais’ já na próxima campanha. Setor espera descida acentuada
O aumento significativo da produção de azeite no mercado espanhol pode significar uma descida generalizada do preço para cerca de 5 euros por litro no mercado vizinho, que poderá ter reflexos em Portugal.
De acordo com o jornal ‘El Economista’, “espera-se que a próxima campanha, que começa em outubro, seja muito boa, entre 1,4 e 1,7 milhões de toneladas, o que levará a uma queda acentuada do preço, para cerca de 5 euros”, afirmam no setor.
Depois de dois anos de seca, em que a produção entrou em colapso e os preços ultrapassaram mesmo os 12 euros por litro, as previsões do setor apontam agora para uma clara mudança de tendência e uma trégua para os consumidores.
No entanto, que reflexos poderá mesmo vir a ter em Portugal? Questionámos a engenheira Mariana Matos, secretária-geral da Casa do Azeite, sobre os possíveis impactos no mercado nacional.
Pode realmente o preço do azeite descer aos valores mencionados, de cerca de 5 euros por litro, embora seja um valor para o mercado vizinho?
“Confirmando-se a boa produção da próxima campanha, haverá certamente uma correção do preço do azeite no mercado, o que obedece à lei da oferta e da procura, mas penso que ainda é um pouco cedo para dizer que o preço vai baixar para um valor x ou y.
Em relação à formação de preço, é realmente Espanha que tem o papel principal, pois são o maior produtor de azeite do mundo. Os preços em Portugal alinham-se muito pelos preços em Espanha, pelo que quando o preço sobe ou desce em Espanha, subirá ou descerá também em Portugal e nos restantes países produtores.”
Se baixar drasticamente em Espanha, podem os produtores nacionais comprar lá e vender cá a preços mais em conta?
“O mercado mundial de azeite é um mercado perfeitamente aberto e concorrencial, todos os anos as empresas compram e vendem em vários países, em função de vários fatores, nomeadamente da disponibilidade de azeite e do preço.”
Que expectativas há para a produção deste ano em Portugal?
“As primeiras estimativas apontam para um crescimento da produção em Portugal, de cerca de 15% em relação ao ano anterior. Embora seja ainda cedo, o que já sabemos é que a climatologia foi este ano muito mais favorável que nos anos anteriores, com mais chuva na primavera, que resultou numa boa floração e vingamento dos frutos, logo, a produção será certamente superior à do ano anterior.”
Preço do azeite pode descer para cerca de 5 euros: boa campanha em Espanha anima setor