“Aversão ao risco ainda parece prevalecer”: Investidores esperam novos desenvolvimentos geopolíticos no Médio Oriente

Os mercados europeus iniciaram a semana a negociar maioritariamente em baixa, a par dos futuros norte-americanos e na sequência de um deslize das ações asiáticas durante a noite, com o sentimento do mercado a permanecer sob pressão.

O status quo manteve-se na maioria das classes de ativos na segunda-feira, e a aversão ao risco ainda parece prevalecer, com os investidores à espera de novos desenvolvimentos geopolíticos no Médio Oriente, esperando que o conflito militar não escale ainda mais ou envolva diretamente outras nações.

A ação dos preços não tem sido muito significativa até agora, e os paraísos como o ouro, a prata, o petróleo e os títulos do tesouro mantiveram, na sua maioria, os ganhos da semana passada, enquanto as ações globais permanecem sob pressão, no meio de uma postura de “esperar para ver” dos investidores.

Com a falta de notícias, tanto a nível empresarial como de dados macroeconómicos, a atual situação geopolítica envolvendo Israel, a Faixa de Gaza, o Irão e os EUA continuará provavelmente a ser um importante fator de mercado. O índice STOXX-50 está a negociar mais baixo do que na semana passada, na sequência de uma quebra da sua tendência de alta de curto prazo, abrindo a porta a uma correção mais profunda com a zona de 4.060,0pts / 4.010,0pts agora à vista.

Pierre Veyret
Analista técnico da ActivTrades