Autoridades dos EUA pedem à população para se preparar com alimentos, água e combustível devido a eclipse solar. Saiba porquê

Um eclipse solar total, previsto para o dia 8 de abril de 2024 e que atravessará várias regiões da América do Norte, tem captado a atenção do público de forma extraordinária. As autoridades locais em Lorain County, Ohio, já emitiram uma série de recomendações específicas para residentes e visitantes, enfatizando a importância de estarem preparados para o evento.

Em declarações à imprensa, o porta-voz das autoridades de Lorain County, John Doe, afirmou: “Este evento astronómico é uma oportunidade rara e atrai uma atenção significativa. Estamos a tratar este eclipse com a seriedade que merece, oferecendo orientações detalhadas para garantir a segurança e o bem-estar de todos os envolvidos.”

Além de sugerir o abastecimento de alimentos, água e combustível, foram fornecidos conselhos adicionais sobre segurança e logística, gerando um ambiente de preparação semelhante ao de situações de emergência. As autoridades locais têm alertado que, apesar de parecer retirado de um filme catastrófico, a situação pode tornar-se complicada.

Um Aumento Turístico de Grandes Proporções
Contrariamente ao que possa parecer, a razão para este frenesim é menos espetacular do que o próprio fenómeno. Segundo o portal Iflscience, espera-se uma grande afluência de turistas ansiosos por testemunhar este evento astronómico. Esta expectativa de turismo massivo motiva o apelo das autoridades à população para se preparar, visando evitar possíveis inconvenientes logísticos.

Este eclipse solar tem características únicas que o distinguem do seu antecessor de 2017. Coincidindo com o máximo solar, um período de alta atividade magnética solar, os espectadores poderão desfrutar de uma visão enriquecida do Sol, adornado com tonalidades rosadas e uma corona solar mais dinâmica e extensa. A NASA destacou que, ao contrário do eclipse de 2017, este oferecerá uma visão mais complexa e vibrante do astro rei, potencialmente acompanhada de erupções solares visíveis.

Onde Observar o Eclipse Solar em Portugal?
Em Portugal, o eclipse não será total (apenas o será nos EUA, numa ‘curta’ faixa de território), mas ainda assim será parcialmente visível. A melhor altura para observar será ao amanhecer, com o Sol a aparecer parcialmente encoberto pela Lua. Embora Portugal não esteja diretamente na rota do eclipse total, regiões como o Algarve, Porto e Lisboa poderão oferecer espetáculos astronómicos interessantes.

Regulador da aviação alerta para caos em centenas de aeroportos em abril por causa do grande eclipse solar
A Administração Federal de Aviação (FAA) dos EUA emitiu um aviso de tráfego aéreo devido ao “volume de tráfego esperado nos aeroportos ser superior ao normal” durante o eclipse solar previsto para 8 abril.

O evento, conhecido como ‘Grande Eclipse da América do Norte’, deverá atrair uns esperados 3,7 milhões de visitantes, o que pode causar atrasos, condicionamentos e cancelamentos de voos e obrigar a rotas alternativas em “praticamente todos” os aeroportos do país.

A FAA informa que “centenas de aeroportos”, desde o Maine até ao Texas, estão sob este aviso, incluindo o Dallas-Fort Worth International, o aeroporto mais movimentado dos Estados Unidos, que recebe mais de 200.000 viajantes por dia.

“Os aviões devem estar preparados para possíveis retenções no ar, rotas alternativas e/ou tempos de autorização de partida que podem ser emitidos para todas as chegadas e partidas domésticas IFR. Iniciativas de Gestão de Tráfego (TMIs) são possíveis”, alerta o comunicado da FAA.

De acordo com a a associação norte-americana de controladores aéreos, durante o eclipse solar de 2017, houve um aumento significativo do tráfego aéreo nos aeroportos próximos do locais onde o eclipse é total, com um aumento recorde de 200% no aeroporto de St Joseph, no Missouri.

A Delta Airlines reconheceu o volume acima do normal e disponibilizou dois voos para levar os turistas até ao chamado “caminho da totalidade” do eclipse. O primeiro voo esgotou em menos de 24 horas, e a companhia adicionou um segundo voo saindo de Dallas-Fort Worth em 8 de abril.

Warren Weston, meteorologista da Delta Air Lines, comentou, em declarações ao Daiy Mail: “O eclipse de 8 de abril é o último eclipse total que veremos sobre a América do Norte até 2044. Este eclipse durará mais do que o dobro do que o ocorrido em 2017, e o ‘caminho’ é quase o dobro de largura.”

Além dos aeroportos, os vários Estados estão a preparar-se para o aumento de turistas que pode sobrecarregar as redes de telecomunicações. A T-Mobile está a implantar estações móveis adicionais em áreas com grande tráfego turístico, enquanto a Verizon está a montar uma torre portátil numa pequena cidade de Ohio.

Rebecca Owens, diretora da Richland County Emergency Management Authority, referiu: “A receção de telemóvel será muito, muito instável. Haverá muitos problemas com a conectividade e esse tipo de coisas.”

Os especialistas sublinham que o eclipse solar em si não irá interromper o serviço de telemóveis, mas o grande número de pessoas nas áreas é o que preocupa o responsáveis.

Ler Mais