Autoridade da Concorrência italiana multa Google e Apple em 10 milhões por “práticas agressivas” ligadas ao uso de dados
A Autoridade da Concorrência italiana multou a Google e a Apple em 10 milhões de euros (11,2 milhões de dólares) por “práticas agressivas” ligadas ao uso comercial de dados pessoais de utilizadores.
Citada pela ‘Reuters’, a autoridade indica num comunicado que as gigantes tecnológicas não forneceram “informações claras e imediatas” sobre a recolha e utilização dos dados de quem utiliza os seus serviços e produtos.
As duas empresas já reagiram às insinuações e anunciaram que vão recorrer da decisão.
De acordo com o regulador, no caso da Google, o sistema foi projetado de forma a que os termos e condições de uso de dados sejam aceites aquando da configuração das contas com a Google pelos utilizadores, referindo que, no caso da Apple, os utilizadores não têm opção de escolha.
Em comunicado, a Google defendeu-se garantindo que segue “práticas justas e transparentes para fornecer aos utilizadores serviços úteis, bem como fornecer informações claras sobre o seu uso”.