Autarca de Madrid já não descarta novo confinamento

Com os casos de covid-19 a aumentar em toda a Espanha e sobretudo na Comunidade de Madrid, a ideia de um novo confinamento continua a pairar com o fim do Verão. Embora há algumas semanas a recusa fosse categórica, agora “nenhum cenário está excluído” para o Presidente da Câmara de Madrid, José Luis Martínez-Almeida, avança o jornal espanhol ‘El Mundo’.

“Neste momento não creio que haja risco de confinamento, mas se a questão é se algum cenário está excluído, não, nenhum está excluído”, disse Almeida numa entrevista à ‘Telecinco’, onde salientou que o aumento do número de infecções na capital se deve à “densidade populacional” e que Madrid é “o principal centro de comunicação” em Espanha. “Estamos a falar de uma população de 3,3 milhões de pessoas a que temos de acrescentar toda a área metropolitana”, salientou.

Contudo, o Presidente da Câmara de Madrid recorreu também a “dados de saúde” e à “pressão hospitalar” para enfatizar que o momento em que se vive esta nova onda de covid-19 é “diferente” do de Março, cujos dados sobre hospitalizações e mortalidade eram mais elevados do que os actuais. “Temos capacidades hospitalares para lidar com esta situação”, sublinhou.

“Estas são as taxas que devemos considerar, embora tenhamos de tentar baixar a curva de infecção”, disse ainda, depois de descrever os números nas unidades de cuidados intensivos como “tranquilizadores em termos relativos”.

Almeida pediu ao governo central presidido por Pedro Sánchez “responsabilidade” nesta nova fase da pandemia para “co-governar” com as comunidades autónomas, indica ainda o ‘El País‘.

A partir desta segunda-feira, Madrid implementa novas regras para combater a pandemia. O limite de ajuntamentos passa a ser de dez pessoas, em locais públicos ou privados, e há outras alterações previstas para eventos fúnebres e actividades de culto.

Ler Mais





Comentários
Loading...