Aumento de casos de Covid-19 pressiona hospitais de Lisboa e Porto. 70% das camas das UCI estão ocupadas
O aumento de casos de covid-19 que o país tem registado nos últimos dias e o aumento dos doentes infectados estão a pressionar os principais hospitais de Lisboa e Porto. As duas cidades são os concelhos com o maior número de novos casos na última semana.
Na conferência de imprensa desta segunda-feira sobre a evolução da pandemia em Portugal, o Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales, informou que os hospitais portugueses têm 70% das camas de unidades de cuidados intensivos ocupadas (UCI), devido à subida de novos casos de covid-19 que “aumentaram a pressão” sob o Serviço Nacional de Saúde (SNS).
Ainda assim, Lacerda Sales referiu “um relativo conforto e a uma rede expansível” que toca à capacidade de resposta. “Estamos preparados”, assegurou.
Como avança a SIC Notícias, em Lisboa, o hospital Amadora-Sintra não está a aceitar novos internamentos no serviço de pneumologia, após terem sido detectados cinco casos de covid-19 entre doentes internados neste serviço. No hospital de Santa Maria, os doentes infectados ocupam três enfermarias, com capacidade para cerca de 60 doentes. No hospital São José e no Curry Cabral, há mais de 80 doentes internados e 12 em cuidados intensivos.
A Norte a situação não é muito diferente. O serviço de doenças infecciosas do hospital de São João está com lotação esgotada e há já 14 camas de ginecologia ocupadas por “doentes covid”. O hospital activou o nível 2 do plano de contingência e tem alas nos serviços de cirurgia e medicina interna que vão ser accionadas em função do aumento de casos.
No hospital de Santo António, também no Porto, há 17 internados em enfermaria, o que ocupa 50% da sua capacidade, e oito doentes em UCI’s dedicadas à covid-19.
O hospital Pedro Hispano, em Matosinhos, abriu uma nova ala para internamento e está a receber doentes infectados com o novo coronavírus do Centro Hospitalar de Póvoa de Varzim-Vila do Conde, onde as sete camas de internamento já estão todas ocupadas.
No hospital de Braga estão internados 15 doentes, dois em cuidados intensivos.
Esta segunda-feira Portugal registou mais 1249 infecções por SARS-CoV-2 e mais 14 mortes por covid-19, elevando o total de casos para 87.913 e o total de óbitos para 2094, desde o início da pandemia.