Audi entra na Fórmula 1 a partir de 2026
A empresa de automóveis de luxo Audi, dona da Lamborghini e a Ducati, anunciou esta sexta-feira que vai entrar no Campeonato Mundial de Fórmula 1 a partir de 2026 como fabricante de motores.
O novo motor será desenvolvido nas instalações da Audi Sport em Neuburg, perto de Ingolstadt, sendo a primeira vez, em mais de uma década que se está a construir uma unidade motriz de Fórmula 1 na Alemanha.
O anúncio foi feito numa conferência de imprensa no Grande Prémio da Bélgica de Fórmula 1 em Spa-Francorchamps, onde Markus Duesmann, Presidente do Conselho de Administração da AUDI AG, e Oliver Hoffmann, Membro do Conselho de Administração para o Desenvolvimento Técnico, responderam a perguntas na companhia do Presidente e CEO da Fórmula 1 Stefano Domenicali e Mohammed ben Sulayem, Presidente da Federação Automóvel Internacional (FIA).
“O desporto automóvel é parte integrante do ADN da Audi”, diz Markus Duesmann. “A Fórmula 1 é simultaneamente um palco global para a nossa marca e um laboratório de desenvolvimento altamente desafiante. A combinação de alto desempenho e competição é sempre um motor de inovação e transferência de tecnologia na nossa indústria. Com as novas regras, agora é o momento certo para nos envolvermos. Afinal de contas, tanto a Fórmula 1 como a Audi perseguem objectivos claros de sustentabilidade”.