Atenção: uma das iguarias do Natal vê o preço mais do que duplicar nas pastelarias

O bolo-rei é das especialidades de natal mais calóricas mas são poucos os que lhe resistem. O preço por quilograma destes bolos varia muito entre locais de compra.

Por quilo, o bolo-rei tradicional custa, se optar por comprar num hipermercado, a partir de 8,49 euros. Nas padarias e pastelarias tradicionais revela-se um pouco mais caro, e os preços por quilo começam nos 18 euros, podendo mesmo ultrapassar os 30 euros.

Para quem não é apreciador de fruta cristalizada, há bolo-rainha, bolo de frutos secos (com ou sem gila), bolo-rei de chocolate – feito com frutos secos e chocolate –, bolo-rei com castanha e até bolo-rei confecionado com farinha de alfarroba. Mas ter um gosto diferente da maioria sai caro, pois o preço é superior.

O local de compra marca a diferença de preços, assim como os ingredientes. O bolo-rainha é mais caro do que o bolo-rei. Sem adição de fruta cristalizada, pinhões, ananás, praliné crocante, pétalas de violeta caramelizadas ou fios de ovos encarecem o bolo. O bolo-rainha é comercializado a partir de 10,69 euros o quilo, mas pode chegar aos 30 euros. Para os intolerantes a glúten, também é possível encontrar bolo-rei ou bolo-rainha adequado a partir de 15 euros por quilograma.

Bolo-rei com brinde ou fava? Tenha cuidado

Esteja atento ao brinde. Este deve vir embrulhado e bem visível. Tem de se distinguir claramente do alimento pela cor, pelo tamanho, pela consistência e pela apresentação e ser construído de modo a não causar um risco de asfixia, envenenamento, perfuração ou obstrução do aparelho digestivo.

Sal escondido nos bolos de Natal

Desengane-se se pensa que o bolo-rei ou rainha é apenas sinónimo de açúcar e gordura. Na verdade, quer compre no hipermercado ou na pastelaria, uma fatia contém entre 0,6 e 1 gramas de sal. Ou seja, ao saborear estas iguarias está a ingerir entre 12% e 20% do sal aconselhado por dia. Aliás, a Organização Mundial da Saúde recomenda que não se ultrapasse cinco gramas de sal diariamente. Por isso, alertamos para os alimentos e as receitas que escondem quantidades apreciáveis de sal.

Ler Mais





Comentários
Loading...