Atenção, recebeu esta mensagem da Netflix? Tome cuidado, pode ser burla
Receber um e-mail ou SMS suspeito supostamente enviado pela Netflix a solicitar a confirmação da assinatura pode ser burla.
“Se receber um e-mail ou uma mensagem de texto (SMS) a pedir o e-mail, número de telefone, palavra-passe ou forma de pagamento da sua conta Netflix, esse contacto, muito provavelmente, não é da Netflix”, alerta a plataforma de streaming no seu site oficial.
A Netflix destaca que nunca solicita informações pessoais através de e-mails ou SMS, especialmente dados sensíveis como números de cartões de crédito, detalhes bancários ou senhas de acesso ao serviço.
Para ajudar os utilizadores a protegerem suas contas, a Netflix disponibiliza várias informações úteis no seu centro de ajuda. A página intitulada “E-mails e SMS suspeitos ou de phishing alegadamente da Netflix” esclarece que a empresa nunca pede pagamentos através de fornecedores ou sites de terceiros e orienta os utilizadores a não clicarem em links suspeitos contidos nas mensagens. Caso isso ocorra, a recomendação é não fornecer nenhuma informação no site aberto pelo link suspeito.
Se for vítima de uma tentativa de burla, a Netflix aconselha a contactar imediatamente a instituição financeira caso informações de pagamento tenham sido inseridas, e a reencaminhar a mensagem fraudulenta para phishing@netflix.com. Além disso, é importante alterar a senha para uma combinação forte e exclusiva para a plataforma e atualizar as senhas em todos os sites onde a mesma combinação de endereço de e-mail e senha seja utilizada.
Quais são as melhores formas de manter as minhas informações seguras?
Tenha cuidado sempre que receber um e-mail ou uma SMS a solicitar informações pessoais.
- Em caso de dúvida, não clique na ligação; vá diretamente ao site da empresa.
- Nunca envie informações pessoais ou financeiras confidenciais por e-mail.
- Verifique o endereço de e-mail do remetente para confirmar se é legítimo.
- Num navegador de computador de secretária, passe o cursor do rato sobre as ligações, antes de clicar nelas, e veja o URL. Certifique-se de que as ligações apontam para onde é esperado.
- Instale um software antivírus para ajudar a proteger os seus dispositivos e as suas informações pessoais.