Até ao Verão de 2021. Portugal pode receber seis vacinas contra a Covid-19 diferentes

Até ao verão de 2021, Portugal pode vir a receber até seis vacinas diferentes contra a Covid-19. E até ao próximo mês, o nosso país pode assinar mais cinco contratos, de modo a assegurar mais doses, avança o Jornal de Negócios, que cita o presidente do Infarmed, Rui Santos Ivo.

Além do contrato já assinado com a farmacêutica AstraZeneca, em conjunto com a Universidade de Oxford, que vai garantir as primeiras quase sete milhões de doses, há negociações avançadas com outras cinco farmacêuticas para a compra antecipada de potenciais vacinas.

Em declarações ao Negócios, Rui Santos Ivo adianta que “tudo isto se vai passar num período de tempo curto” e “até ao final deste mês ou princípio do próximo, seguramente estas negociações irão ficar concluídas”.

Sem arriscar o número de doses que serão necessárias, o presidente do Infarmed garante que “com estes contractos, se todas vierem a ser autorizadas, estas vacinas corresponderão, com certeza, às nossas necessidades”. É expectável que Portugal tenha as primeiras doses de vacina entre o final de 2020 e o início de 2021.

A União Europeia ainda está a ultimar acordos com o consórcio formado pela gigante Pfizer e a alemã BioNTech, com as norte-americanas Moderna e Johnson & Johnson, com a aliança entre o laboratório francês Sanofi e os britânicos da GSK, e com a biofarmacêutica alemã CureVac.

As três primeiras vacinas das lista já estão na terceira e última fase de ensaios clínicos, tal como a AstraZeneca..

Ler Mais