Aston Martin projeta futuro ambicioso: 8 desportivos planeados até 2026 e pode lançar um ‘ultra’ GT

A Aston Martin vive um 2023 marcante, uma vez que atravessa um ‘renascimento global’, fruto também do bom desempenho da sua equipa no Mundial de Fórmula 1 – Fernando Alonso está atualmente no 3º posto na classificação de pilotos e a marca está no 2º lugar no Mundial de Construtores. O cenário está por isso perfeito para a marca britânica anunciar o lançamento de oito novos carros desportivos com motores dianteiros nos próximos dois anos.

Em primeiro lugar, o substituto do Aston Martin DB11: seguindo a tradição, provavelmente está na calha o DB12, que é aguardado com expectativa – de acordo com Lawrence Stroll, presidente da marca, o novo veículo vai ser o primeiro de uma linha marcada pela tecnologia, inclusive a utilizada na F1 e, claro, luxo premium.

A seguir ao sucessor do DB11, estão também planeadas as substituições para o Vantage e o DBS, sendo que as novas propostas serão variações desses modelos. No entanto, Stroll indicou que a linha vai incluir um novo modelo único no mercado. “Criámos um novo setor acima do GT”, apontou. “Uma verdadeiro alto nível de luxo e com alto nível de desempenho. Algo novo.”

A Aston Martin prepara ainda o lançamento do seu primeiro carro elétrico – planeado para 2025, Stroll, em declarações citadas no ‘Motor1’, indicou que a marca contratou várias centenas de pessoas para gerir o desenvolvimento interno do projeto, enfatizando que o veículo “precisa de ser uma experiências Aston Martin com EV”.

Stroll observou que os problemas de software e fabrico que dificultaram a entrega do Valkyrie foram resolvidos e que já foram entregues mais de 100 carros. Ele também indicou que a Aston Martin continuará a desenvolver carros com motor central, aproveitando o seu know-how na F1. Além do Valhalla, há uma possibilidade de um outro supercarro no reino da Valkyrie.

Quanto à própria marca Aston Martin, a empresa continua a expandir o seu alcance como uma marca global de luxo, fazendo parcerias com designers para criar relógios de edição limitada e preservando sua herança ao construir peças para seus carros clássicos.

Ler Mais