Asteróide do tamanho de uma baleia azul (ou maior) passa hoje perto da Terra. Fenómeno só volta a acontecer daqui a 12 anos

Um asteróide que pode ser até três vezes maior do que uma baleia azul vai passar próximo da Terra esta segunda-feira, dia 6 de junho, a mais de 26 mil quilómetros por hora, revela a NASA, citada pelo ‘Live Science’.

Prevê-se que o asteróide, chamado 2021 GT2, passe com segurança pelo nosso planeta, a uma distância de 3,5 milhões de quilómetros, ou aproximadamente 10 vezes a distância média entre a Terra e a Lua.

Os astrónomos detetaram pela primeira vez a rocha espacial no ano passado e estimaram o seu tamanho entre 37 e 83 metros de largura. Embora pareça muito grande – entre uma e três vezes o comprimento de uma baleia azul – não é grande o suficiente para ser considerado um perigo potencial para a Terra.

2021 GT2 é um asteróide da classe Aten, o que significa que orbita o Sol mais de perto do que a Terra (uma vez a cada 342 dias, neste caso), e o seu caminho orbital cruza a órbita da Terra. Os astrónomos conhecem mais de 1.800 destes asteroides – muitos dos quais são considerados potencialmente perigosos.

Depois desta segunda-feira, a sua próxima aproximação da Terra só vai acontecer a 26 de janeiro de 2034, quando o asteróide passar a 14,5 milhões de quilómetros do nosso planeta – significativamente mais distante do que esta atual aproximação.

O asteróide é considerado um objeto próximo da Terra – um termo dado a asteroides e cometas que orbitam dentro de 1,3 unidades astronómicas do sol. A NASA monitoriza dezenas de milhares desses objetos, prevendo as trajetórias de cada um desde os dias atuais até centenas de anos no futuro.

De momento, os astrónomos não consideram que quaisquer objetos próximos da Terra representem uma ameaça para o planeta. Ainda assim, os cientistas querem estar prontos se a trajetória de um asteróide mudar repentinamente, na sequência de um incidente inesperado.

Nesse sentido, a NASA está atualmente a estudar se um grande asteróide pode ser desviado do curso ao colidir com um foguetão.

Ler Mais