Asteróide do tamanho de um autocarro “roça” a Terra esta quinta-feira

Um asteróide do tamanho de um autocarro que foi descoberto há apenas seis dias vai “roçar” a superfície da Terra esta quinta-feira, passando a cerca de 13.000 quilómetros de distância.

Esta distância, embora pareça grande, está abaixo da órbita dos satélites meteorológicos geoestacionários, que estão localizados a cerca de 22.000 quilómetros acima da superfície da Terra. Na verdade, a passagem será tão próxima que a nossa gravidade vai alterar a sua velocidade e trajectória.

Segundo cálculos da NASA, a passagem mais próxima da Terra vai ocorrer por volta das 12h12 (hora local) desta quinta-feira, e a zona de passagem será o Oceano Pacífico Sudeste, perto da Austrália e da Nova Zelândia.

“Há um grande número de asteróides minúsculos como este e vários deles chegam assim tão perto do nosso planeta várias vezes por ano”, disse o director do Centro de Estudos de Objectos Próximos à Terra da NASA, Paul Chodas, à CNN.

O asteróide, que tem entre 4,5 e 9 metros de diâmetro, não está numa trajectória de impacto com a Terra e, se estivesse, a nossa atmosfera provavelmente faria com que se desintegrasse, criando um meteorito brilhante, conhecido como bola de fogo.

Embora a descoberta deste asteróide, chamado 2020 SW, tenha ocorrido apenas há seis dias, pelo menos foi localizado, ao contrário do asteróide QG 2020, do tamanho de um carro, que fez história no mês passado ao tornar-se o asteróide, sem impacto, que mais próximo passou da Terra.

Ler Mais





Comentários
Loading...