As principais “soft skills” que um profissional de TI deve desenvolver

Num mundo tão acelerado e constantemente em evolução como o das tecnologias de informação (TI), dominar linguagens (JavaScript, HTML, CSS, etc.) e frameworks (React, Node.js, etc.) de programação já não é suficiente.

Enquanto profissional de TI, precisa de muito mais para além de conhecimentos técnicos para ser bem-sucedido na sua carreira em tecnologia; atualmente, é essencial desenvolver também “soft skills” em TI (ou competências transversais, em Português).

Tratam-se de características interpessoais que facilitam a sua interação com outras equipas e departamentos da sua empresa, a par de melhorarem o seu desempenho em contexto de escritório, o que lhe permitirá destacar-se da concorrência em larga escala e que poderá adquirir através da frequência e conclusão de um curso de programação pós-laboral, na eventualidade de desejar dar um novo rumo à sua carreira e não dispor de horário para tal.

Comunicação: a pedra basilar dos “soft skills” em TI

O conceito de que os profissionais de TI trabalham isoladamente encontra-se completamente desatualizado.

A única maneira de o ambiente tecnológico dos dias de hoje registar perspetivas de prosperidade recai sobre algo de tão fundamental como a colaboração, razão pela qual uma comunicação eficiente constitui efetiva e precisamente a pedra basilar das competências transversais em TI.

É tudo uma questão de articular ideias tecnológicas complexas com uma linguagem simples que os seus colegas, clientes e outros interlocutores provenientes de áreas menos técnicas possam compreender; isto significa, naturalmente, que terá também de ouvir ativamente as ideias e o “feedback” (ou opiniões) de outrem, promovendo, desta forma, um ambiente de trabalho inclusivo e colaborativo.

Resolução de problemas: o superpoder de um profissional de TI

Os deveres de um profissional de TI normalmente compreendem encontrar e resolver “bugs” (erros de programação) e “glitches” (falhas sistémicas de origem desconhecida), daí que a capacidade de resolver problemas seja uma competência vital para os trabalhadores deste setor.

A conceção de soluções eficientes requer habilidades criativas e inovadoras de pensar, embora esta competência transversal em particular não se aplique apenas à resolução de problemas – trata-se também de saber antecipar potenciais constrangimentos e mitigá-los de forma proativa, algo que demonstrará o seu valor enquanto profissional que pensa à frente.

Adaptabilidade: a capacidade de prosperar face a evoluções tecnológicas

Tal como começámos por dizer no início deste artigo, a paisagem tecnológica encontra-se em constante evolução, com novas ferramentas, plataformas e linguagens de programação a emergirem regularmente.

É por isso que a adaptabilidade (ou seja, a capacidade de receber e reagir à mudança de braços abertos) é crucial para um profissional de TI – aqueles que conseguem aprender novas tecnologias rapidamente e ajustar as suas estratégias em conformidade acabam por se destacar na sua área.

Inteligência emocional: uma competência revolucionária na tecnologia

A inteligência emocional traduz-se pela capacidade de compreender e gerir as suas próprias emoções enquanto demonstra empatia para com os outros, sendo algo que pode vir a transformar drasticamente a sua carreira em TI.

Esta competência promove uma melhor relação entre equipas, reduz a probabilidade de conflito e melhora o desempenho coletivo, podendo também incrementar o seu potencial enquanto líder, o que, por sua vez, poderá levá-lo a desempenhar um cargo de supervisão ou gestão enquanto privilegia aspetos como a sensibilidade e a compreensão.

Gestão de tempo: produtividade em TI maximizada

Numa indústria em que os prazos são apertados, os projetos são complexos e multifacetados e a pressão não mostra sinais de querer abrandar, saber gerir o tempo é nuclear.

Os profissionais de TI devem priorizar as suas tarefas de forma eficaz, evitar a procrastinação e maximizar a sua produtividade.

Uma boa gestão do tempo pode levar à redução do stress, à melhoria do equilíbrio entre as vidas pessoal e profissional e ao aumento do sentido de realização profissional.

Mentalidade orientada para o cliente: a elevação da experiência em TI

Uma mentalidade orientada para o cliente constitui também uma valiosa «soft skill» em TI que inclui a compreensão das necessidades e perspetivas do mesmo, algo que deve ser utilizado para melhorar produtos, serviços ou soluções.

Os profissionais de TI que dão prioridade à experiência do consumidor encontram-se mais capacitados para criarem soluções mais eficazes e intuitivas, o que, por sua vez, contribui para o aumento da satisfação e da lealdade dos clientes.

Aprendizagem para a vida: a fonte de energia necessária a uma carreira tecnológica

A área da tecnologia não é para quem deseja ficar parado no tempo – com as suas rápidas e constantes alterações, a aprendizagem perpétua é uma “soft skill” essencial a um profissional de TI, embora não se trate apenas de permanecer atualizado relativamente às mais recentes tecnologias, mas sim de alargar os seus horizontes no ramo e áreas derivadas.

Este processo de aprendizagem contínuo pode ser significativamente melhorado através da inscrição num curso de programação pós-laboral como, por exemplo, o  da Wild Code School, que oferece uma experiência imersiva e intensiva de desenvolvimento de projetos em contexto real de mercado (a par do desenvolvimento de “soft skills”), justamente para prepará-lo para responder às necessidades da indústria.

As aulas decorrem inteiramente online de segunda a quinta-feira, a partir das 18h30, e todo o dia a cada dois sábados por mês.

No final e até ao máximo de um ano após a conclusão da sua formação, dispõe de serviços de aconselhamento profissional da parte de career specialists que ajudá-lo-ão a fomentar ainda mais as suas “soft skills”, para além de o assistirem na simulação de entrevistas de emprego e de o colocarem em contacto com uma vasta rede de ex-alunos e empresas parceiras através da qual poderá vir a ser colocado no mercado de trabalho de uma forma absolutamente célere.

Em resumo: desenvolvimento de competências em TI

Prosperar em TI não consiste apenas em dominar os mais recentes sistemas ou linguagens de programação – trata-se também de desenvolver “soft skills” fulcrais capazes de melhorar as suas interações, o seu desempenho e a sua adaptabilidade.

Estas são competências que poderão atribuir-lhe um lugar de destaque num setor tão competitivo quanto o da tecnologia e, por conseguinte, contribuir para a progressão ou total rejuvenescimento da sua carreira.

Como tal, considere inscrever-se num curso de programação pós-laboral para aumentar os seus conhecimentos tecnológicos com recurso a estas “soft skills”; ao fazê-lo, não só estará a investir na sua carreira de profissional de TI em particular, mas também no seu percurso pelo ramo tecnológico em geral, tornando-o cada vez mais gratificante.

Lembre-se de que, num mundo em que os avanços tecnológicos reinam, são as suas competências enquanto ser humano que fazem a diferença, razão pela qual pode contar com os serviços oferecidos pelos career specialists da Wild Code School, que estão disponíveis para ajudá-lo no desenvolvimento das “soft skills” mais requisitadas pelo mercado.

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