As empresas estão em risco. Número de insolvências deve disparar 14% em Portugal

No mais recente Relatório Global de Insolvências, a Allianz Trade alertou para uma previsão mais severa para o cenário empresarial global, projetando um aumento de 11% nas insolvências em 2024, superando as expectativas anteriores. O relatório identifica as principais tendências e riscos que as empresas enfrentam, numa altura em que a economia global se depara com uma procura lenta, tensões geopolíticas persistentes e condições de financiamento desiguais.

Em Portugal, a situação reflete essa tendência global, com uma previsão de aumento das insolvências empresariais de 14% em 2024. Este crescimento é atribuído não só a fatores globais, como a desaceleração da procura e o fim das medidas de apoio às empresas, mas também a condições locais difíceis, especialmente nas áreas da construção, retalho e serviços. As previsões indicam uma desaceleração nas insolvências, que deverão crescer 8% em 2025 e 5% em 2026.

As novas previsões da Allianz Trade revelam um panorama mais desolador do que o antecipado anteriormente. Em fevereiro, a empresa já havia previsto um aumento de 9% para 2024, mas os desenvolvimentos recentes forçaram uma revisão para cima. As insolvências não deverão estabilizar até 2026, continuando a apresentar níveis elevados.

A Allianz Trade também projeta aumentos nas insolvências empresariais em outros países, como os EUA (+12% em 2025), Alemanha (+4% antes de uma queda em 2026), França e Reino Unido (-6% em 2025), e um aumento moderado na China (+5% e +6% em 2025 e 2026, respetivamente).




Comentários
Loading...