“As empresas estão cada vez mais conscientes do aumento dos incidentes e das ciberameaças”. Kaspersky chegou há 15 anos a Portugal

A Kaspersky entrou no mercado português há 15 anos, e desde então as empresas na área da cibersegurança tiveram de evoluir para se manterem um passo à frente das ameaças, mantendo protegidas as empresas e os utilizadores de todo o mundo.

Chegaram para se estabelecer num escritório em Lisboa, que faz parte da estrutura ibérica da empresa. Contam com talentos em diversas área, deste as vendas até às atividades de Investigação e Desenvolvimento, com analistas que trabalham respetivamente com a equipa internacional de Global Research & Analysis Team (GReAT), para identificar APTs, campanhas de ciberespionagem, malware, ransomware e tendências clandestinas em diferentes sectores do mercado, bem como a equipa de Resposta a Incidentes.

Durante estes 15 anos foram vários os acontecimentos que ditaram a evolução das ciberameaças, entre eles o teletrabalho e a digitalização dos processos que, segundo a Kaspersky, tornaram também muito mais difícil garantir a segurança dos utilizadores ou das infraestruturas das empresas, uma vez que quanto mais complexo é o sistema, mais difícil é acompanhar o que nele se passa.

“As empresas estão cada vez mais conscientes do aumento dos incidentes e das ciberameaças, e é por isso que o número de organizações no nosso país que decidem implementar soluções de cibersegurança que lhes permitem proteger a sua informação e poderem concentrar-se noutras tarefas valiosas está a crescer ano após ano”, explica Alfonso Ramírez, diretor-geral da Kaspersky em Portugal e Espanha.

Em 2017, a Kaspersky introduziu a sua Iniciativa de Transparência Global, e em 2018 transferiu o armazenamento e processamento de dados de clientes para a Suíça, abrindo o seu primeiro Centro de Transparência em Zurique.

A empresa abriu mais oito centros na Europa, América do Norte, América Latina e também na Ásia-Pacífico, e irá expandir a rede para o Médio Oriente e África em 2024.

Para além disso, a Kaspersky desenvolve diversas iniciativas sociais relacionadas com a sensibilização da sociedade para uma utilização segura e responsável da Internet, apoio a instituições de saúde com o licenciando gratuito dos seus produtos de segurança a hospitais de todo o mundo, e ainda com iniciativas em prol da igualdade de género.

“A Kaspersky gostaria de agradecer a todos os utilizadores e parceiros portugueses que depositaram a sua confiança em nós nos últimos 15 anos. O nosso objetivo é continuar a trabalhar em conjunto com todos eles para tornar a Internet um lugar mais seguro. Para isso, continuaremos a partilhar informações sobre ameaças e a colaborar com instituições públicas e privadas. Tudo isto apoiado por uma equipa altamente qualificada e em conformidade com os mais elevados padrões de transparência”, conclui Alfonso Ramirez.

Ler Mais