“As empresas devem melhorar continuamente as competências dos profissionais de cibersegurança”, afirma responsável da Kaspersky

Um estudo recente mostra que mais de 70% das empresas pagam mais de 100 mil dólares (92 mil euros) anuais em formação adicional para manter atualizadas as competências dos seus colaboradores em cibersegurança.

No “The portrait of the modern Information Security professional”, elaborado pela Kaspersky, abordou-se o tópico da escassez global de profissionais de cibersegurança, analisando as razões exatas pelas quais as empresas carecem de especialistas e identificando as formas como avaliam e melhoram as suas competências.

Os números mostram que cerca de 41% das empresas de todo o mundo e 31% na Europa sentem a escassez de profissionais e referem que as suas equipas necessitam de reforço de recursos. Na Europa, defendem que a falta de oportunidades de crescimento na organização (64%), o excesso de stress (58%) e o trabalho monótono e sem novos desafios (47%) são algumas das razões que dificultam a retenção de profissionais.

No que respeita ao investimento das empresas, os dados mostram que estão a investir montantes significativos na melhoria das competências das suas equipas de cibersegurança: 43% das organizações afirmam que costumam gastar entre 100 e 200 mil dólares por ano em cursos de segurança da informação, enquanto 31% chegam a investir mais de 200 mil dólares em programas de formação. Os restantes 26% afirmam que costumam pagar menos de 100 mil dólares por iniciativas educativas.

Além disso, muitos profissionais de cibersegurança a nível mundial (39%) e na europa (37%) acreditam que a formação empresarial não é suficiente, e dizem que para se manterem competitivos no mercado e manterem os seus conhecimentos e competências atualizados, estão dispostos a pagar cursos de formação adicionais com o seu próprio dinheiro.

“Com um cenário de ameaças em constante evolução, as empresas devem melhorar continuamente as competências dos profissionais de cibersegurança, de modo a estarem bem preparadas para ciberataques sofisticados. O desenvolvimento de especialistas dentro da empresa e a criação de competências internas podem ser uma estratégia eficaz para as organizações que pretendem manter os colaboradores existentes, permitindo que eles cresçam profissionalmente, em vez de procurarem constantemente novos candidatos e verificarem os seus antecedentes profissionais e competências práticas”, defende Veniamin Levtsov, VP, Center of Corporate Business Expertise da Kaspersky.

Ler Mais