As duas perguntas que Bill Gates coloca sempre que resolve “grandes problemas”
Bill Gates, co-fundador da Microsoft, uma das empresas mais valiosas do mundo, e da Fundação Bill & Melinda Gates, que tem tido uma contribuição importante no combate a problemas de saúde pública, incluindo a Covid-19, revelou como aborda grandes problemas: colocando sempre duas questões.
Numa fase mais avançada da sua vida, Gates adoptou uma abordagem mais pró-activa e filantropa, para fornecer soluções que beneficiam a sociedade. Numa publicação recente no Twitter, Bill Gates, explicou precisamente como encara os obstáculos.
“Desde adolescente, tenho abordado todos os novos grandes problemas da mesma forma: ao começar com duas perguntas. Utilizei esta técnica na Microsoft, e ainda hoje a utilizo. Faço estas perguntas literalmente todas as semanas sobre a Covid-19”.
“Quem tem lidado bem com este problema? E o que podemos aprender com eles?” são as duas grandes questões que Gates coloca.
I tackle every big new problem by asking two questions: Who has dealt with this problem well? And what can we learn from them? @ExemplarsHealth will help to fill the gap in global health knowledge sharing and to accelerate progress in saving lives. https://t.co/5OhO10BVVP
— Bill Gates (@BillGates) September 1, 2020
Na verdade, tratam-se de perguntas bastante simples, no entanto, não são assim tão óbvias ou intuitivas inicialmente.
Assim, em vez de procurar logo uma solução para o problema que se está a enfrentar, Gates propõe antes olhar para a forma como outras pessoas estão a tratar o problema, se o estiverem a fazer bem, de modo a poder retirar alguma lição.
A resposta, por defeito, de Gates é ser um eterno aprendiz.