As 5 marcas mais verdes em 2011
O ranking da consultora Interbrand avaliou as empresas que conseguem a maior sustentabilidade, tendo em conta o desempenho ambiental e a percepção dos consumidores.
A preocupação pela sustentabilidade por parte das empresas não é de agora, sobretudo devido às exigências do próprio mercado. Neste sentido, a consultora Interbrand fez um estudo para saber quais são as marcas que se destacam neste âmbito.
O estudo “Best Global Green Brands” aponta as marcas com mais práticas sustentáveis, mas também as que melhor comunicam essas mesmas preocupações ambientais.
1 – Toyota
Para conseguir tal posição, a fabricante de automóveis japonesa conta com o seu híbrido Prius, que foi lançado em 1997 e que se tornou símbolo de um veículo ecológico, além de ser líder de vendas no Japão. Segundo a Interbrand, a sustentabilidade ambiental é uma das prioridades de gestão da empresa desde 1992.
2 – 3M
Há 35 anos que a 3M começou a implementar as suas primeiras políticas verdes. Um dos seus enforques é o desenvolvimento de materiais renováveis como substitutos para polímeros à base de petróleo.
A empresa recebeu mesmo o prémio “Energy Star Award Excellence”, atribuído pela Agência Americana de Proteção ao Meio Ambiente (EPA) e pelo Departamento Americano de Energia.
3 – Siemens
A multinacional de telecomunicações ocupa a 3ª posição, justificado sobretudo pelo seu programa de eficiência energética, o Green Buildings, que poupa 23 mil MW por ano e 1,86 milhões de dólares.
4 – Johnson & Johnson
A líder mundial em produtos de limpeza e higiene está no 4º lugar e, segundo a Interbrand, desde 1990 que tem objectivos ambientais, sendo que renova de cinco em cinco anos as suas propostas. Entre outros progressos, conseguiu a redução de emissões de CO2.
5 – HP
A marca tem mostrado esforços para eliminar substâncias tóxicas e apresenta um bom desempenho. Contudo, deve divulgar melhor os seus comportamentos a favor da sustentabilidade ambiental, segundo a Interbrand.