Ártemis I: Foguetão da NASA partilha primeira selfie com planeta Terra

A NASA partilhou as primeiras imagens da Terra captadas pela cápsula Órion que viaja para a Lua num voo de teste de 25,5 dias.

A missão do foguetão Space Launch System (SLS), apelidada de Ártemis I, teve início às 6h48 desta quarta-feira e a fotografia foi tirada após 9h30 da descolagem a partir do Centro Espacial Kennedy, na Florida, Estados Unidos da América, mostrando uma perspetiva do planeta Terra que não se tinha há cerca de 50 anos.

“No vosso ecrã, estão a ver as primeiras imagens da Terra”, explicou a funcionária da NASA durante a transmissão esclarecendo que “esta imagem da Terra, captada por um radar humano de um veículo espacial, não era vista desde 1972, durante a última missão Apolo”.

Esta quarta-feira teve início um programa espacial norte-americano que representa um novo passo para o regresso do Homem à Lua, ou seja, um teste de voo não tripulado de forma a garantir a segurança da missão.

Para além de disponibilizar imagens da Terra, o sistema de imagem utilizado pela agência governamental, composto por 24 câmaras, vai permitir fotografias da Lua assim como de momentos da viagem.

A emissão em tempo real possibilita ainda que sejam detetados problemas ou falhas instantaneamente e resolvidas de forma mais rápida. 

A missão, prevista para ter início no final de agosto e durar 42 dias, ocorreu após ter sido adiada várias vezes devido a catástrofes naturais como furacões e fugas de hidrogénio líquido. Contudo, segundo a NASA, os objetivos científicos e técnicos desta viagem não ficaram comprometidos.

Ler Mais