Arriva pode mesmo ser a nova concorrente da CP: “Se houver condições, o projeto pode ser implementado”

A Arriva, empresa de transportes detida pela alemã Deutsche Bahn, estará a considerar recuperar os planos para explorar o eixo ferroviário Porto-Corunha, depois de em 2019 ter colocado de lado as intenções para vir a disputar a dominância da CP – Comboios de Portugal neste troço.

Em declarações exclusivas à ‘Executive Digest’, fonte da Arriva Espanha afirmou que “o projeto é interessante para a Arriva” e que a empresa “compreende que existe uma procura social e interesse no projeto”. “Se as condições certas surgirem, o projeto poderá ser implementado”, confirmou.

Para que o projeto possa avançar, terá de se verificar uma recuperação da procura, afinar aspetos relacionados com a infraestrutura e aceder a veículos adequados. Tal como já havia sido divulgado, a Arriva optou por não concretizar o projeto em virtude de os caminhos-de-ferro não estarem eletrificados em ambos os lados da fronteira e de os comboios que a Arriva tem atualmente em mãos não estarem tecnicamente preparados para percorrer as linhas férreas em Portugal.

A mesma fonte explicou à ‘Executive Digest’ que “em Espanha, o mercado de arrendamento de comboios não é tão maduro como em outros países europeus”, pelo que “se torna necessário comprar veículos, e tal requer uma certa quantidade de tempo”.

Sem avançar pormenores específicos sobre poder vir a concorrer com a CP, a Arriva afirma que “está em discussões regulares com outras empresas no setor”.






Comentários
Loading...