Arrancam ensaios da vacina contra a Covid-19 em humanos da GSK e Sanofi

A GlaxoSmithKline (GSK) e a Sanofi vão começar a testar nos Estados Unidos a sua vacina contra a covid-19, baseada em proteínas, em humanos pela primeira vez, após resultados promissores em estudos anteriores, indica o ‘The Guardian’.

A GSK, o maior fabricante mundial de vacinas, e a farmacêutica francesa Sanofi juntaram forças, em Abril, para trabalhar num tratamento eficaz para combater a pandemia.

A vacina – que está a ser desenvolvida pela GSK, sediada em Londres, e pela Sanofi, sediada em Paris – combina a tecnologia utilizada pela Sanofi, para fazer a sua vacina contra a gripe, a um suplemento da GSK, conhecido como adjuvante, que pode ser misturado com uma vacina para desencadear uma reacção imunitária mais forte.

As farmacêuticas disseram que o ensaio clínico, que envolve 440 adultos saudáveis nos Estados Unidos, foi concebido para avaliar a segurança, tolerabilidade e resposta imunológica da vacina. Espera-se que os primeiros resultados sejam recebidos no início de Dezembro, adianta ainda o ‘The Guardian‘.

Um ensaio da fase 3 poderá começar antes do final do ano, o que envolveria a administração da vacina a milhares de pessoas, e se fosse bem sucedido, a GSK e a Sanofi solicitariam a aprovação regulamentar no primeiro semestre de 2021.

Juntas, as duas farmacêuticas têm a maior capacidade de fabrico de vacinas do mundo e estão a aumentar a capacidade para produzir um milhar de milhão de doses em 2021.

O governo dos Estados Unidos acordou, em julho passado, apostar neste projeto da GSK e Sanofi, investindo 2,1 mil milhões de dólares e assim acelerar o processo de desenvolvimento da vacina.

Ler Mais