Arranca hoje o Festival Eurovisão e a portuguesa Iolanda está no primeiro ‘lote’ de atuações

Começa hoje a 68.ª edição do Festival Eurovisão da Canção na cidade de Malmö, na Suécia. Embora apenas 37 países estejam em competição, são esperados mais de 100 mil visitantes de 89 países.

A cantora Iolanda, com o tema “Grito”, venceu a 60.ª edição do Festival da Canção e vai representar Portugal, tendo a sua primeira atuação já esta noite.

O evento terá início no dia de hoje, 7 de maio, pelas 20:00 (hora de Portugal continental), com a primeira meia-final da competição.

Dois dias depois, à mesma hora, terá início a segunda meia-final. A grande final está marcada para o próximo sábado, onde se coroará o novo rei da música da Europa.

Chipre, Sérvia, Lituânia, Irlanda, Ucrânia, Polónia, Croácia, Islândia, Eslovénia, Finlândia, Moldávia, Azerbaijão, Austrália, Portugal e Luxemburgo serão os primeiros países a entrar em palco.

Já Malta, Albânia, Grécia, Suíça, Chéquia, Áustria, Dinamarca, Arménia, Letónia, São Marino, Geórgia, Bélgica, Estónia, Israel, Noruega e Países Baixos terão que esperar para competir no segundo dia.

A Suécia, vencedora e anfitriã do ano anterior, garantiu automaticamente a presença na final, bem como os “Cinco Grandes” países.

Os “Cinco Grandes”

Desde 2000, França, Alemanha, Itália, Espanha e Reino Unido têm a passagem automática para a final devido à sua maior contribuição financeira para a União Europeia de Radiodifusão.

Favorito a Vencer o Troféu de Melhor Canção

Segundo as casas de apostas, a Suíça é a favorita. Com 23% de probabilidades, a canção “The Code”, do rapper e cantor Nemo Mettler, poderá ser a vencedora em Malmö. A música aborda o processo de autodescoberta do artista como não-binário.

Quem Decide o Vencedor?

O voto dos telespectadores determinará o resultado das eliminatórias. Já na grande final, a decisão estará a cargo dos telespectadores e do júri do certame.

Países com Mais Vitórias na Eurovisão

Suécia e Irlanda lideram com sete vitórias cada. França, Luxemburgo, Reino Unido e Países Baixos venceram cinco vezes cada. Portugal conseguiu sua primeira vitória em 2017 com o tema “Amar Pelos Dois”, de Salvador Sobral.

Iolanda triunfou entre 12 finalistas

Iolanda está como representante de Portugal em Malmo, na Suécia, 50 anos depois da primeira vitória daquele país no Festival Eurovisão da Canção, com o tema “Waterloo”, dos ABBA.

A canção “Grito” foi escolhida entre 12 temas finalistas no Festival da Canção por um método de votação em que metade da pontuação foi atribuída por um júri, composto por representantes de sete regiões de Portugal continental e ilhas, e a outra metade por voto direto do público.

As restantes 11 canções em competição foram: “Change”, de Silk Nobre; “Criatura”, de Rita Onofre; “Memory”, de Noble; “O Farol”, de Buba Espinho; “Teorias da conspiração”, de Nena; “Aceitar”, de No Maka (Emanuel Oliveira e Duarte Carvalho), com Ana Maria; “Primavera”, de Cristina Clara; “Pontos finais”, de Rita Rocha; “Doce Mistério”, de Leo Middea; “Bem longe daqui”, dos Perpétua; e “Pelas Costuras”, de João Borsch.

A Suécia venceu em maio do ano passado a 67.ª edição do Festival Eurovisão da Canção, disputada em Liverpool, no Reino Unido, com o tema “Tattoo”, interpretado por Loreen, que já tinha conquistado o primeiro lugar no Festival da Eurovisão da Canção em 2012, com “Euphoria”.

Foi a 7.ª vitória da Suécia no Festival Eurovisão da Canção, depois dos triunfos de 1974, 1984, 1991, 1999, 2012 e 2015.

Portugal classificou-se no ano passado em 23.º lugar, com Mimicat e a canção “Ai coração”, e venceu a competição em 2017, com “Amar pelo dois”, canção escrita por Luísa Sobral e interpretada pelo irmão, Salvador Sobral.

Ler Mais