Arquirrival do Pêra-Manca chega ao copo pelas mãos de António Maçanita e custa 480 euros a garrafa

O vinho Enxarrama, uma das mais antigas e prestigiadas denominações de origem de Évora, está de volta ao mercado. Produzido numa das zonas vinhateiras mais antigas da região, o Enxarrama tem uma história que remonta ao final do século XIII, que leva o nome do rio mais importante de Évora, atualmente conhecido como Xarrama.

Historicamente, o Enxarrama era considerado o melhor vinho da região, como afirmou Ferreira Lapa em 1867: “De todos os vinhos da região eborense, o Enxarrama é o mais apreciado e obtém o melhor preyo (…) ele é mais do que nenhum outro (…) procurado para a venda a retalho nos armazéns da capital (…). Em Évora há outros sítios mais ou menos nomeados pelos seus vinhos; entre eles os de Pêra Manca.”

Na atualidade, a adega responsável pela produção do Enxarrama tem como missão recuperar este icónico vinho da história vínica do Alentejo e de Portugal. As vinhas, cultivadas em sequeiro, sem rega, seguem um regime de produção biológica certificada e estão integradas no programa de sustentabilidade do Alentejo.

A vinificação é feita com grande atenção aos detalhes: a vindima é manual e noturna, e as uvas são rigorosamente selecionadas para garantir a melhor qualidade. A fermentação espontânea ocorre em cubas, onde as uvas são conduzidas por gravidade, sem o uso de bombas, garantindo uma extração suave. O estágio do vinho é feito durante 10 anos, incluindo 36 meses em barricas de carvalho francês e mais 6 anos de estágio em garrafa.

Com notas de prova descritas por Ferreira Lapa como ” bastante tinto e encorpado, crystallino, cheiro tartsoso, e não suave, de sabor quente e macio, com travo (…) bem pronunciado. Não é um vinho alcoólico, nem aromático, é um vinho forte e bastão, que bem por causa do seu tanino pode tolerar o seu volume em álcool (…) Talvez por estas rasões, quasi tanto por suas outras qualidades, é elle mais que nenhum outro de Évora procurado para a venda a retalho nos armazéns de Lisboa.”

O vinho Enxarrama é agora apresentado em edição limitada de apenas 1.218 garrafas numeradas, e é uma verdadeira joia para colecionadores e apreciadores de vinhos raros.

Com um estágio de 10 anos e uma produção cuidada, o Enxarrama promete ser uma das experiências vínicas mais exclusivas do mercado.

 

Ler Mais





Comentários
Loading...