Argentina oferece recompensa de quase 5 mil euros por informações sobre ‘El Ruso’, um dos fugitivos de Vale de Judeus

O Governo argentino anunciou uma recompensa de 4.700 euros (equivalente a cinco milhões de pesos argentinos) para quem fornecer informações sobre o paradeiro de Rodolfo Lohrman, conhecido como “El Ruso”. Este fugitivo de 59 anos escapou da prisão de Vale de Judeus no passado dia 7 de setembro, e, até agora, apenas um dos cinco detentos que conseguiram fugir foi recapturado.

“El Ruso” foi detido em 2016, tendo sido condenado por quatro assaltos à mão armada na zona de Aveiro. A sua notoriedade fez dele um dos criminosos mais procurados da América Latina. As autoridades argentinas o ligam a uma rede de sequestros que, em 2003, raptou um jovem de 21 anos, que desapareceu sem deixar rasto. Suspeita-se que a vítima tenha sido assassinada pelos seus captores. Além disso, “El Ruso” é apontado como um dos responsáveis pelo sequestro e assassinato da filha do ex-presidente paraguaio Raúl Cubas, em 2005.

De acordo com uma resolução do Ministério da Segurança argentino, publicada na quinta-feira, o governo promete preservar a identidade dos denunciantes, assegurando que a confidencialidade será mantida. Esta iniciativa visa encorajar a população a colaborar com informações que possam facilitar a detenção de Rodolfo Lohrman.

Na altura da sua fuga, “El Ruso” cumpria uma pena de 18 anos e dez meses de prisão e tinha um pedido de extradição pendente por parte do governo argentino. Entre os outros quatro fugitivos, apenas Fábio Cigano foi recapturado; foi detido em Marrocos enquanto se preparava para se encontrar com a mulher. A busca por “El Ruso” continua, com as autoridades a intensificarem os esforços para garantir a sua captura.




Comentários
Loading...