Arábia Saudita. Mulheres já podem reservar um quarto de hotel sem supervisão de um homem

Consciente da forma do turismo, a Arábia Saudita suspendeu algumas restrições a mulheres. As turistas que viagem no reino muçulmano ultraconservador passam a poder reservar quartos de hotel sem a presença de um «guardião» masculino e os casais podem dormir juntos, sem uma prova de casamento, noticia o “The Guardian”. 

A Comissão Saudita do Turismo e Património Nacional divulgou o novo visto através da rede social Twitter.

A flexibilização das regras surge na sequência de Riade ter decidido abrir as portas a estrangeiros na esperança de conquistar uma nova fonte de receita, muito dependente do petróleo, há pouco mais de uma semana. O país quer aumentar dos actuais 3% para 10% o contributo do turismo para o PIB nacional.

Segundo a “BBC”, esta é a primeira vez que o país desenvolve um sistema de vistos que permite a entrada de pessoas de 49 países até 90 dias para fins turísticos. Até aqui, os vistos só eram concedidos a muçulmanos para peregrinações, pessoas que pretendessem visitar familiares ou para a realização de negócios.

No lançamento do novo visto, Riade destacou cinco locais no país classificados pela UNESCO como património mundial, assim como o Mar Vermelho, o deserto e as montanhas. Como parte da campanha para atrair turistas, estão também a ser flexibilidades os códigos de vestuário, exigindo-se apenas que ombros e joelhos sejam cobertos em público.

As medidas tomadas nos últimos anos, recorde-se, vão desde a reabertura dos cinemas até ao direito das mulheres a conduzir e fazem parte do plano do rei Salman para entregar ao príncipe herdeiro, Mohammed bin Salman, um país mais moderno.

Ler Mais





Comentários
Loading...