Apple ultrapassa Samsung e volta a ser o maior fabricante mundial de telemóveis

O lançamento da variante 5G do iPhone impulsionou a Apple para o topo do ranking mundial dos fabricantes de smartphones pela primeira vez em cinco anos, contrariando o abrandamento das vendas de telemóveis durante a pandemia.

Segundo a empresa de pesquisa Gartner, citada pelo Financial Times, a Apple vendeu quase 80 milhões de smartphones nos últimos três meses de 2020, após o lançamento do iPhone 12, ultrapassando a Samsung para se tornar o maior fabricante mundial de telemóveis pela primeira vez desde 2016.

A chinesa Huawei sofreu um forte deslize, com as vendas de telemóveis a caírem 41% no mesmo trimestre, devido às sanções impostas pelo governo dos Estados Unidos. Caiu para o quinto lugar na tabela do ranking, abaixo dos rivais chineses Xiaomi e Oppo.

É a primeira vez desde 2013 que a Huawei não se encontra entre os quatro maiores fabricantes de telemóveis do mundo num determinado trimestre, segundo a Gartner.

A analista líder da Apple na Gartner, Annette Zimmerman, disse ao Financial Times que o aumento de 15% nas vendas da Apple no quarto trimestre do ano passado mostrou que a empresa tinha beneficiado de um “super-ciclo de atualização”, desencadeado por milhões de consumidores que tinham esperado pelo novo iPhone 5G.

O aumento da procura deverá continuar no primeiro trimestre de 2021, num ano em que as vendas da Apple crescem com um mercado em recuperação.

O novo iPhone ajudou a compensar uma quebra mais ampla nas vendas de smartphones, que diminuiu 12% para 1,35 mil milhões ao longo de 2020. O declínio tem sido atribuído à pandemia e à consequente perturbação na cadeia de abastecimento global.

Ler Mais