Apple e Google lançam app semelhante à StayAway Covid. Só estará disponível com aval do Governo

As gigantes tecnológicas Apple e Google lançaram uma aplicação de rastreio semelhante à portuguesa e no mesmo dia em que a StayAway Covid foi apresentada. Os mecanismos permitem-lhe receber, através de uma notificação no telemóvel, alertas sobre eventuais casos da doença viral.

Contudo, as empresas alertam que a aplicação só está disponível se os Governos dos diferentes países assim o solicitarem, para que as população consiga ter à sua disposição uma ampla ferramenta de rastreio do novo coronavírus, que simultaneamente evita que os executivos locais tenham de investir em apps especializadas.

O Sistema de Notificações de Exposição Express (ENE, na sigla em inglês), denominação dada à ferramenta, foi inicialmente lançado nos Estados Unidos, contudo o objectivo é expandi-lo a outros países do mundo, alargando ao máximo o mecanismo. A app portuguesa utiliza o mesmo sistema.

A Apple e a Google indicam que existem actualmente cerca de 20 países a utilizar o mesmo sistema, integrado em outras aplicações de rasteio de contactos, para além disso as duas empresas informam que devem ser lançadas em breve aplicações semelhantes em mais países.

A disponibilização da tecnologia varia consoante as empresas e consequentemente o tipo de software. No caso do IOS, da Apple, só quem tem a versão do sistema operativo 13.7 e autoriza o consentimento para a utilização da ENE, consegue usufruir da mesma.

Por sua vez, no caso do Android, da Google, assim que os utilizadores autorizam a utilização do ENE, é desencadeada de forma automática a instalação de uma app própria criada pela Google e gerida pelas autoridades de saúde.

Ler Mais